quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Secretário da SSP rebate estatística de violência na Bahia


Homicídio é homicídio em qualquer lugar do mundo mas, nos trâmites burocráticos dos casos a investigar, o fato recebe nomeclaturas distintas, o que preocupa a Secretaria de Segurança Pública (SSP), ao menos em Salvador. Depois da publicação dos números do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgada na terça-feira (6), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), a SSP rebateu informando como os corpos são contados. “É importante frisar que os estados da federação possuem metodologias diferentes para registros de homicídios”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa.
De acordo com o secretário, em alguns estados são levados em conta o número de ocorrências. Um caso de chacina, por exemplo, é registrado somente como única ocorrência, independentemente do número de mortos. Em outros, um corpo encontrado com perfuração por arma de fogo é classificado como “encontro de cadáver” ou mesmo tipificado como “causas a investigar”. “Aqui na Bahia, nesses casos, classificamos logo como homicídio, inclusive no boletim diário no nosso site. Estudos como esse fazem comparações de bases de dados diferenciados”, finalizou Maurício Barbosa.
A 6ª edição do Anuário revelou que a Bahia foi o terceiro estado da federação em aumento nos investimentos feitos no setor, com orçamento 30,8% maior no ano passado em relação a 2010. Atrás apenas de São Paulo (com aumento de 67,3% nos investimentos) e Mato Grosso do Sul (37,7%).
O relatório revela que em números proporcionais ao tamanho da população, parâmetro utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para levantamentos de homicídios, a Bahia fica na sétima posição, com taxa de 31,1 homicídios por 100 mil habitantes. Alagoas lidera o ranking com 2.342 assassinatos no ano passado - taxa de 74,5 homicídios por 100 mil habitantes. Outro destaque é que o estudo coloca a Bahia em 3º lugar com relação à qualidade dos dados apresentados. Ainda segundo o estudo, o estado alcançou uma redução de 3,42% de 2010 para 2011, em números absolutos de homicídios. Informações Bocão News

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: