segunda-feira, 19 de novembro de 2012

SESAB ALERTA PARA POSSIVEL EPIDEMIA DE DENGUE


Itiruçu conseguiu reduzir a quase 0 os casos de
dengue nos últimos 2 anos
A possibilidade de que haja uma epidemia de dengue neste verão, na Bahia, foi confirmada pela superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Alcina Andrade.
Segundo o Jornal Atarde, Alcina Andrade diz que o aumento do número de casos este ano e as condições climáticas do verão baiano são fatores que facilitam uma epidemia. 
Até outubro deste ano, a Sesab registrou 68.414 notificações de dengue, 27 óbitos e  211 casos confirmados da forma grave da doença (hemorrágica). Pelo menos 401 municípios baianos apresentaram ocorrências de dengue. O número de casos até outubro deste ano é superior aos anos de 2010 e 2011, quando houve 59.836 e 55.460 notificações, respectivamente. O  número de mortes também supera o do ano passado: foram 27 óbitos até outubro, contra 18 em 2011. Já em  2010 foram 37 óbitos e 795 casos graves.
De acordo com o Comitê Estadual de Prevenção à Dengue, dez municípios baianos - incluindo Salvador - já estão em estado de alerta. São eles: Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Jequié, Senhor do Bonfim, Serrinha e Teixeira de Freitas. Juntos, eles correspondem a 44,8% dos casos da doença em todo o Estado.
Em Itiruçu, no ano de 2012 não houve casos de dengue confirmado até o momento, mas há indícios de que exite o mosquito Aedes Aegypti não infectado circula na cidade. Daí os cuidados que a população possa ter nos seus quintais é de fundamental importância para que os índices no município se mantenha em zero.
Itiruçu que já viveu um período de epidemia entre 2008 e 2009, quando foram registrados mais 800 casos com alguns mortos. Após toma de posse da nova Secretária de Saúde Municipal em 2009, uma grande campanha de combate e conscientização foi montada por parte da equipe de vigilância epidemiológica e agentes de saúdes que conseguiram reduzir os índices de forma gradativa até chegar ao patamar de hoje.
A expectativa é que com a nova gestão a partir de ano de 2013, as campanhas continuem, para que não venhamos a mergulharmos em mais um epidemia na cidade.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: