domingo, 23 de dezembro de 2012

2012: CRISE E SECA AFETAM O NATAL NA REGIÃO

Fotografamos trecho da zona rural de Itiruçu afetado gravemente pela seca.
 Domingo 23/12/2012
Falando em crise financeira, ajustes de contas e sobre tudo arrumando papeladas e documentos com suas equipes de transição, várias prefeituras da região deixaram as tradicionais ornamentações natalinas de lado, e com isso afetando aquele clima tradicional natalina, onde haviam enfeites por todos os lados. Em Itiruçu por exemplo, só existem até o momento luzes e enfeites em lojas e algumas casas particulares. Não ouve por parte da prefeitura ornamentações como tradicionalmente aconteceram nos anos anteriores.
Ornamentação de 2010
Nos anos de 2010 e 2011 as ornamentações natalinas da cidade se destacou, onde houve eventos musicais, luzes e presépios no jardim principal e na Vila Tiririca ou Vila Natalina (Espaço criado para esses tipos de eventos), com festividades que duravam do Natal até o Ano Novo. Neste período também ocorreu os lamentáveis atos de vandalismos contra estas referidas ornamentações. Onde vândalos nas caladas das madrugadas quebraram e roubaram peças de presépios e até atearam fogo em um Papai Noel juntamente com um presépio. Como medida de combate a administração publica instalou câmeras de segurança, mas os estrago já estava feito. Neste final de ano, de final de gestão, os gestores regionais só falam e economizarem afim de quitar todas as pendencias, uma vez que não podem deixar para a próxima legislação contas a pagar. E a situação de pouca ou nenhuma ornamentação  publica se vê também em outros municípios como Lajedo do Tabocal, Jaguaquara e até Jequié.
Uma outra questão que afeta é o problema da seca, que já míngua a oferta de alimentos e água até para o consumo humano. 
Por tando, com as crises instaladas, principalmente devido a pior seca da história que assola Itiruçu e a região, o que ajuda no processo de inflação local, o natal e ano novo desta população não será dos melhores e deverá ser mais magro do que o de costume.
Torcemos para que as chuvas caiam e que a crise se dissipe, para que nos próximos natais e passagens de ano a situação seja melhor.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: