sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Venda de álcool líquido está proibida a partir do dia 1º de fevereiro de 2013


A partir do dia 1º de fevereiro o consumidor não vai mais poder comprar nos supermercados álcool líquido. Isto depois da polêmica proibição da venda desse produto, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que vai retirá-lo novamente de circulação. Apenas o álcool em gel poderá ser comercializado. A medida que proíbe a fabricação e a comercialização do álcool líquido tem por objetivo de reduzir o número de casos de queimaduras e ingestão acidental, especialmente por crianças. 
O veto começou em 2002, após uma resolução da Anvisa, que foi suspensa por decisão judicial a favor do setor industrial. Em agosto de 2012, a Justiça Federal derrubou a decisão e agora não há mais possibilidade de recurso. Agora as indústrias e mercados terão até o dia 31 de Janeiro para se adequarem. A partir de 1º  Fevereiro, todo estoque será considerado irregular no mercado e será recolhido. 
Se o consumidor encontrar álcool líquido disponível para venda, poderá acionar a Vigilância Sanitária Municipal e o produto terá que ser apreendido. As empresas que não se adequarem à norma serão notificadas por irregularidade e, por consequência, sofrerão o cancelamento dos registros. 

Motivos
O álcool líquido aumenta os riscos de acidente com queimaduras graves. A apresentação em gel evita que, em caso de derramamento, o álcool tenha contato com grandes áreas do corpo, como ocorre na forma líquida. Além disso, o gel rende três vezes mais que o líquido.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: