quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ITIRUÇU: CHEFE LOCAL DA EBDA APRESENTA ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DA REGIÃO


Pequeno agricultor, seu José sendo orientado por Dizalmir da EBDA,
na região da Marialva, zona rural de Itiruçu.
Itiruçu e região enfrenta nos últimos anos problemas com relação a produção agrícola, isto motivado por vários fatores como falta de inovações por parte dos produtores, falta de incentivos financeiros e tecnológicos por parte dos governos e principalmente a questão da degradação ambiental. Na qual o desmatamento descontrolado transformou uma localidade onde antes era mata atlântica em terra semi-árida, agravou ainda mais a situação.
Diante da situação, nossa reportagem procurou Dizalmir Assis, chefe local da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola) de Itiruçu, que falou da sua preocupação e lutas junta ao órgão governamental para começar a reverter a situação complicada da região.
Para ele, é necessário que o município e a região comece a se adequar a realidade climática  investindo em formas sustentáveis e de resistência a períodos da seca, alem de também mudar as formas de plantios dos modelos antigos, para modelos mais novos com técnicas que possibilitem a maior produtividade e aproveitamento correto do solo. Para isto o mesmo disse que irá se reunir com produtores rurais para apresentar as novidades, como forma de melhorar a produção e começar a alavancar a produção. Dizalmir também citou a importância do investimento e das parcerias com os pequenos produtores e associações para que possa implementar as novidades. O chefe local da EBDA, também falou do que já foi realizado como a questão da psicultura e a implantação de programas de distribuição de sementes, entre outros, benefícios ao homem do campo. Mostrou também a nossa reportagem a implantação do Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar desenvolvido em setembro de 2011, pela Diretoria de Pecuária da EBDA,  que visa contribuir para a sustentabilidade da bovinocultura de leite e da ovinocaprinocultura da agricultura familiar, e incentiva a produção de alimentos, a geração de trabalho, renda e inclusão social, com a plantação de palma.
Por ser rica em sais minerais e composta por 80% de água, a palma é considerada uma grande alternativa nutricional para os rebanhos em períodos de longa estiagem. A técnica do plantio da palma forrageira de forma adensada (diminuição do espaço entre as mudas). Saiba mais aqui.
Do plantio atual, os produtores poderão retirarem suas mudas para realizarem seu próprio plantio com nova a técnica em suas propriedades.




Ouça a matéria que realizamos com Dizalmir Assis, direto da região da Marialva, zona rural de Itiruçu.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: