sábado, 16 de fevereiro de 2013

Maracás: Exploração de Vanádio gerará mais de 1.500 empregos


A implantação da Vanádio de Maracás S/A, primeira mina de vanádio das Américas, gera cerca de 1.500 empregos diretos na região da cidade de Maracás, centro-sul do Estado, apenas no período de construção, primeira fase do projeto ainda em curso. Após o início do funcionamento, previsto para novembro deste ano, o empreendimento deve contratar 600 funcionários para ocupar cargos e funções na mineradora.
No próximo dia 21, o grupo canadense Largo Resources, sócio majoritário da nova empresa de mineração, realizará o lançamento da pedra fundamental do empreendimento. O evento acontece às 10 horas, em Maracás, e contará com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner, lideranças federais, estaduais e municipais; além de representantes da empresa e comunidade local.
Com um aporte de R$ 555 milhões em investimentos por parte do grupo Largo Resources, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), a Vanádio de Maracás será a mina com maior teor do metal e menor custo de produção em todo o mundo.
Segundo informações divulgadas pela empresa, através da assessoria de comunicação do projeto, do total investido, R$ 5 milhões serão destinados às obras socioambientais voltadas para a comunidade local. O projeto é em parceria com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), detentora dos direitos minerais da área.
Com a implantação da mineradora, a expectativa inicial de produção anual é de 5 mil toneladas de liga derivada do vanádio. Atualmente, segundo a CBPM, o Brasil consome cerca de 1,2 mil toneladas. A produção excedente deverá ser exportada para a China, Estados Unidos e países da Europa.
O início da implantação do projeto aconteceu em 2007, com trabalhos de sondagens complementares e realização dos estudos de impacto ambiental e de pré-viabilidade, tendo a Licença de Localização (LL) sido obtida em 2010.
Ainda não foi divulgado quanto a exploração do mineral renderá para os governos municipal, estadual e federal.  Mas do lucro previsto,  2% será revertido para o poder público, sendo 60% deste montante para o município e 40% para o estado e União.
O vanádio é um mineral usado em aços (como componente de liga, porque aumenta a resistência e reduz o peso), na indústria aeroespacial  e como catalisador nas indústrias de petróleo e gás (tubulações). Informações: Atarde.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: