segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

São os escândalos eclesiásticos a verdadeira causa da renúncia do Papa?

Foto: Tiziana Fabi. AFP
O analista Pedro Garcia acredita que a renúncia do papa pode estar relacionado com os recentes escândalos no Vaticano. No entanto, diz ele, é apenas um elemento que não pode explicar a decisão.
"Temos de encontrar um sentido para as palavras que o Papa fez na sua declaração eo tempo irá dizer o que está acontecendo, mas certamente as coisas estão acontecendo", disse Pedro Alberto  Garcia Bilbao, Doutor da Universidade Pontifícia de Salamanca . De acordo com o analista, aconteceu algo que "extinguiu a vontade" do atual pontífice  para resolver a situação e os problemas e recorda que "um Papa pode muito bem administrar, dispensado o seu esforço, a sua presença pública" para combater a fadiga de uma pessoa mais velha. 
Garcia acredita que o que deve preocupar a comunidade católica é para descobrir o que realmente acontece com o papa, ao tentar adivinhar o nome de quem será seu sucessor tem que "estar em segundo plano." No entanto, Garcia acredita muito possível que um representante latino-americano, como o cardeal Leonardo Sandri. 
O pontificado de Bento tem sido manchada por diversos escândalos e controvérsias, incluindo novas alegações de abuso sexual de menores por alguns sacerdotes. Bento XVI anunciou sua renúncia pessoalmente em Latin no 11 de fevereiro . O código canônico estabelece que o papa pode renunciar, sem endosso, a única condição é o seu livre arbítrio.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: