quinta-feira, 7 de março de 2013

MARACÁS: ENCONTRO TERRITORIAL DEBATE REVITALIZAÇÃO DO VALE DO JIQUIRIÇÁ


Local onde nasce Río Jiquiriçá
Aconteceu na cidade de Maracás nesta quinta feira (7) o Encontro Territorial do Vale do Jiquiriçá. O encontro começou por volta das 9 da manhã com um café recheado de produtos regionais como sucos de frutas, bolos, doces de cacau, entre outros, e foi realizado no Auditório Municipal e reuniu prefeitos, vices, representantes, secretários, chefes locais e regionais da EBDA e lideres comunitários. O tema principal que dominou a pauta do encontro foi a revitalização do Rio Jiquiriçá que nasce dentro da cidade de Maracás em uma área arborizada próximo ao Parque dos Eucaliptos e que dá nome a região que abrange 21 municípios, sendo eles Amargosa, Brejões, Cravolândia, Elísio Medrado, Irajuba, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jiquiriçá, Lafaiete Coutinho, Iramaia, Laje, Lajedo do Tabocal, Maracás, Milagres, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas e Ubaíra.
Nossa reportagem juntamente com Dizalmir, chefe local da EBDA de Itiruçu,  esteve visitando a nascente do rio, onde foi possível visualizarmos a situação em que se encontra. Detectamos que a área possui mata ciliar, mas ainda falta um maior cuidado e conscientização popular, pois localizamos lixos como copos descartáveis, plásticos e vasilhames que acabam poluindo as águas que ali nascem. A boa notícia é que não há lançamento de esgoto e dejetos da cidade no local.
Trilha com mata ciliar, as margens da nascente
Para Dizalmir, é importante a conscientização popular sobre a preservação da área e garantiu que vai se empenhar para iniciar a revitalização do trecho que passa por Itiruçu, lembrando da importância que o ria tem para estes municípios, ressaltando ainda que uma das principais dificuldades num futuro muito próximo no planeta será a escassez de água potável para o consumo humano. Acrescentando que isto já está sendo realidade em muitas localidades, inclusive na nossa região.
A decisão de revitalizar embora seja tardia, mas ainda sim é oportuna pois poderá se implementado agora, ajudar a suavizar um problema grave na região que será a escassez de água, principalmente nos municípios do semi-árido como Itiruçu, Lajedo do Tabocal, Maracás, Planaltino e Lafaiete Coutinho.
Primeiras águas do Rio Jiquiriçá em Maracás
A revitalização do Rio Jiquiriçá, é uma tarefa para longo prazo, mas que tem que ser iniciada já e terá como consequência o desenvolvimento da agricultura e pecuária, principal fonte de renda dos povos dessa região.
No próximo dia 16 de Abril está prevista mais uma reunião itinerante sobre o tema na cidade de Lafaiete Coutinho.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: