sexta-feira, 5 de abril de 2013

A dengue e os perigos do Paracetamol (Tylenol)


O uso abusivo do Paracetamol causa danos graves ao fígado e rins. Entretanto, em alguns casos de dengue, doses como 2 ou 3 (três) Tylenol 750mg por dia chega a ser tóxico, uma vez que a doença pode levar ao comprometimento do fígado. Isto fica pior ainda em que ingeriu bebida alcoólica ou está usando anticoncepcional, sedativos (a maioria dos "tarja preta") ou pessoas malnutridas.
A maioria dos tratamentos atuais para a dengue são apenas com a hidratação oral ou soro, sendo assim, não aconselhável ingerir doses excessivas de Paracetamol. Em alguns pacientes, presenciei o desespero destes para comprar Paracetamol. Alegavam que estavam se prevenindo. Estavam tomando o Tylenol, mesmo ainda sem ter dengue, achando que era algum tratamento preventivo.
Mesmo sendo um medicamento que não precisa de prescrição médica para compra, em caso de suspeita de dengue consulte um médico, ou então, oriente-se com o farmacêutico na hora da compra do Paracetamol por sua conta.
Ministro da Saúde pede a laboratórios que suspendam comerciais de remédios à base de paracetamol
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pediu a suspensão de comerciais de medicamentos à base de paracetamol. Ele orientou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para requerer aos laboratórios a suspensão voluntária das propagandas, porque há suspeitas de uso abusivo desses medicamentos analgésicos, muito utilizados em caso de possibilidade de dengue. 
A atitude visa a combater a automedicação das pessoas, com os surtos e epidemias de dengue em algumas cidades do país. Alguns medicamentos são contra-indicados em casos de suspeita porque interferem na corrente sangüínea, mas os que são feitos à base de paracetamol são indicados nesses casos.
Contudo, a superdosagem e o uso inadequado, em crianças e adultos, podem causar graves danos no fígado, inclusive com hepatite tóxica. Para o Ministério da Saúde é preciso evitar que as crianças recebam o medicamento em doses excessivas que podem, ao invés de resolver o problema, causar um outro problema tão grave quanto a dengue.
O Ministério da Saúde reforça que em caso de suspeita de dengue deve-se buscar orientação médica, em postos de saúde e hospitais.

Da redação, 
Jeferson Machado - Farmacêutico
Com informações da Agência Brasil

Saiba mais clicando nos números: 1, 2, 3.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: