quarta-feira, 24 de abril de 2013

GOVERNADOR ANUNCIA FABRICA PARA GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA NA BAHIA

O governo da Bahia confirmou a instalação de uma fábrica de pás e acessórios para geração de energia eólica em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), prevista para começar a funcionar no segundo semestre de 2014. Com isso a Bahia amplia a sua capacidade produtiva do setor. O anúncio foi feito na Governadoria, em ato com a presença do governador Jaques Wagner (PT), do secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, e de diretores da fabricante Tecsis. A planta industrial terá investimentos de R$ 100 milhões e vai gerar 3,5 mil empregos diretos.  A fábrica, que terá capacidade para produzir quatro mil pás por ano, completa a cadeia produtiva e consolida a posição do estado como maior polo brasileiro de investimentos em energia eólica. “Temos as torres, os geradores e as pás. Esses componentes passam a ser produzidos na Bahia garantindo uma competitividade muito maior”, afirmou James Correia. De acordo com o presidente do conselho de administração da empresa, Pércio de Souza, além de abastecer os parques eólicos do estado, a meta é atender o mercado de exportação.
* Na foto, é possível ver um caminhão conduzindo um mastro para a colocação das hélices para a montagem de um enorme cata-vento, usado para gerar energia elétrica de forma limpa, usando a força do vento. 
"A energia eólica é usada para mover aerogeradores, ou seja grandes turbinas colocadas locais mais ventilados. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho. Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica. Precisam agrupar-se em parques eólicos, concentrações de aerogeradores, necessários para que a produção de energia se torne rentável, mas podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão. É possível ainda a utilização de aerogeradores de baixa tensão quando se trata de requisitos limitados de energia elétrica.
A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota, limpa, amplamente distribuída globalmente e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito estufa",  contou o internauta Adriano Alves.
Atualmente, sabe-se de um projeto para a implantação desse sistema de geração de energia pelo vento, para um futuro bem próximo em Maracás e Planaltino.

Matéria: Ed Santos e Roberto Britto. Foto: Roberto Britto

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: