quinta-feira, 11 de abril de 2013

ITIRUÇU: EBDA LANÇA PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DA MANDIOCA


Dizalmir Assim em entrevista a Itiruçu FM
O Chefe local da EBDA de Itiruçu, Dizalmir Assis, em entrevista a nossa reportagem falou sobre o seu empenho em ajudar os produtores de Itiruçu e região a aperfeiçoarem seus cultivos e a criarem maneira de aprenderem a criarem maneiras de conviverem com as adversidades climáticas.
Dizalmir falou da introdução no município do Programa de Revitalização da Cadeia Produtiva da Mandioca, que consiste num trabalho de pesquisa junto ao agricultor em parceria com a EMBRAPA. Foram coletados amostras de diversas culturas da mandioca e entre essas a mais adaptável foi  a conhecida "olho roxo", que acaba resistindo mais aos efeitos da seca.
Segundo Dizalmir, as amostras foram encaminhadas para a EMBRAPA de Cruz das Almas para analises nos laboratórios e assim desenvolver novas mudas com mudanças genéticas que possam ser mais resistentes e de melhor qualidade. As novas mudas serão entregues a alguns agricultores para os testes de comprovação entre o tradicional e o melhorado e após os êxitos essas novas mudas deverão ser repassada para todos os produtores. Com o aperfeiçoamento da cultura, a Bahia sairá da 7ª posição nacional para as primeiras em termos de qualidade, uma vez que já é o maior produtor nacional de mandioca, afirmou o chefe local da EBDA.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: