segunda-feira, 15 de abril de 2013

VEJA COMO FUNCIONA AS ELEIÇÕES NA VENEZUELA?


Maduro
A eleição mostrou que a Venezuela vive uma nova realidade desde a chegada de Chávez. Mostrou também que há um certo desgastes no governo atual pós Chávez e que Madura não possui o mesmo carisma dele. Mas também mostrou que se Capriles quis chegar onde chegou, em quase todos os momentos teve que deixar de lado os seus projetos de candidato de direito, para se disfarçar como um que manteria a chamada "Revolução Bolivariana", vestindo roupas e com um discurso parecido com Chávez. Isto pode ter feito dele que antes era impopular por ter participado do frustado golpe contra Chávez em 2002, alem de um assalto a embaixada cubana, em uma pessoa mais ativa e conhecida na sociedade venezuelana. Candidato apoiado e financiado pelo EUA, inimigo numero um do governo de Hugo Chávez, Henrique Capriles se negou a reconhecer os atuais resultados até que se faça um nova contagem de votos, proposta que foi aceita por Maduro.
Capriles
A Venezuela por ser um país pequena, mas ou menos do tamanho da Bahia, permite que haja um sistema de votação bem distinto, onde o eleitor a principio faz o mesmo que aqui no Brasil, porém a diferença está na cabine de votação, onde  em uma tela eletrônica com a foto e o nome dos candidatos,  o eleitor clica sobre seu escolhido, recebe da maquina dois comprovantes com o nome e a foto do candidato votado, sendo que um fica com o eleitor e o outro é depositado em uma urna para possível um reconto.
Outra questão que chama a atenção é o comportamento dos meios de comunicação, onde ao contrário do Brasil, por lá eles podem demonstrar suas preferencia e se engajar na campanha. Por exemplo, Capriles que é de família riquíssima, dona de vários meios de comunicação televisiva, radiofônica e impressa, contou com apoio segundo observamos por sinal via satélite, das emissoras de TV de maior audiência no país, que é a Globo Vision e a Vene Vision Plus, enquanto Maduro e o "Chavismo" sempre obteve apoio de canais menores como Vive Tv, Venezolana de Television que inclusive é estatal. Inclusive Globo Vision e Vene Vision Plus, se comporta como opositora ao atual governo sempre com criticas e ataque velados. Enquanto que Vive Tv e Venezolana se mantem na defensiva.

Nota: As informações que aqui postamos é baseado em dados reais e não em opiniões alheias de outros. Mas sim baseado em observações resumidas que fizemos de forma independente durante todo este e outros tempos eleitorais diante das distintas repercussões e pontos de vista. 

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: