quinta-feira, 9 de maio de 2013

9 de Maio dia da vitória sobre o Nazismo


A Rússia comemora o seu feriado mais importante do ano. Hoje é o Dia do 68º Aniversário da Vitória sobre a Alemanha nazista. Neste dia de alegria universal, que é o dia de mais um aniversário da libertação do nosso país e de todo o mundo dos agressores nazistas, em todas as cidades de Vladivostok a Kaliningrado decorrem paradas militares. A mais solene e a mais espetacular teve lugar na Praça Vermelha em Moscou.
No 68º Aniversário da Vitória, uma atmosfera de algo muito importante e solene envolveu praticamente tudo em Moscou: as fitas de São Jorge na roupa dos seus habitantes, as bandeiras nas fachadas dos edifícios e as colunas de tropas na Praça Vermelha. Até o tempo contribuiu para a festa, oferecendo ao Dia da Vitória um céu limpo e um sol quente de verão. Precisamente às dez horas da manhã, o silêncio sobre a praça foi quebrado por uma ordem:
"Parada! À bandeira da Federação Russa e à Bandeira da Vitória – sentido! Continência à esquerda – apresentar armas!"
Aos sons da canção imortal “A Guerra Sagrada”, na qual a celebração da vitória se conjuga com a dor de milhões de soviéticos, para a Praça Vermelha é transportada a Bandeira da Vitória. Teve início o desfile. O Comandante Supremo das Forças Armadas e Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, se dirigiu aos participantes e espectadores, aos veteranos da guerra e a todo o povo da Rússia:
"Caros cidadãos da Rússia, queridos veteranos, camaradas soldados e marinheiros, cabos e sargentos, guardas-marinhas e aspirantes. Camaradas oficiais, generais e almirantes, felicito-vos pelo Dia da Vitória. Pelo dia de glória do nosso povo que derrubou o nazismo. Já passaram 68 anos desde o fim da Segunda Guerra Mundial, mas a sua memória não esmorece e é transmitida de geração em geração, de pais para filhos, de um coração para outro. A força principal dessa relação sagrada é o amor à Rússia, à terra-mãe, aos entes queridos, à família."
Pela calçada da Praça Vermelha desfilaram representantes de todas armas das Forças Armadas da Federação Russa e material de combate – veículos blindados Rys (Lince) e Tigr, os novos blindados de transporte BTR-82, tanques T-90, os protetores dos nossos céus – sistemas de mísseis antiaéreos Buk-M2 e S-400 Triumf, assim como os canhões antiaéreos Pantsir-S. Os artilheiros passaram frente às tribunas com as suas armas temíveis, os obuses autopropulsados Msta-S, e as equipas de mísseis – uma das componentes do escudo nuclear da Rússia, os seus sistemas de mísseis estratégicos Topol-M. A Parada da Vitória terminou com o desfile de aeronaves sobrevoando a Praça Vermelha. Nos céus sobre Moscou passaram helicópteros de transporte e de combate, bombardeiros estratégicos Tu-22 e Tu-95, caças, bombardeiros táticos, assim como o orgulho da aviação russa de longo alcance – o Tu-160 Cisne Branco. O desfile aéreo encerrou com uma formação de aviões de ataque ao solo Su-25, os quais desenharam no céu uma bandeira russa com fumos coloridos. Fonte e fotos: Voz da Russia/Novosti. Video RT .

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: