quarta-feira, 8 de maio de 2013

ENTROC. DE JAGUAQUARA: MORADORES CELEBRAM APROVAÇÃO DA CÂMARA A PROJETO QUE FACILITA EMANCIPAÇÃO DE NOVOS MUNICIPIO

Moradores do Entroncamento de Jaguaquara comemoraram nesta quarta feira (8), o que denominaram de passo importante em mais de 20 anos, a aprovação do pedido de urgência pela Câmara dos Deputados ontem terça-feira (7) para a votação de projeto de lei que, na prática, facilita o processo de criação, incorporação, fusão e desmembramentos de municípios no país. De autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), a proposta deverá ser analisada pelos deputados federais na próxima terça (14). Na tentativa de pressionar os parlamentares a aprovar o projeto, dezenas de manifestantes de municípios que podem vir a ser beneficiados pelas novas regras lotaram as galerias do plenário da Câmara. Diante dos gritos, os deputados federais aprovaram o regime de urgência por 399 votos a favor, 19 contra e uma abstenção
Com a urgência aprovada, o projeto poderá ser apreciado pelo plenário sem ter de passar pelas comissões da Casa. O mérito da proposta só não foi votado nesta terça porque o líder do PSOL, deputado Ivan Valente (SP), se insurgiu no plenário contra a votação, alegando que a colocação do projeto na pauta não havia sido discutida pelo colégio de líderes da Câmara.
Fernando D’Midio, um dos ativistas pela emancipação do Entroncamento de Jaguaquara, promete juntar com um grupo de moradores para ir cobrar apoio aos deputados baianos na assembléia itinerante que ocorrerá nesta quinta feira (9) em Jequié. Outros ativistas pró emancipação como os radialistas Roberto Britto e Marcio Lima também deverão intensificar suas lutas pela causa. Ainda outro ativista, o cidadão conhecido popularmente como Banderó, disse a nossa reportagem que é hora de todos da comunidade unir esforços pela causa, que afinal irá beneficiar a todos.
O Distrito ainda pertencente a Jaguaquara e que recebe um nome político de origem francesa de Stela Dubois (Dibuah) em homenagem a um político Jaguaquarense de origem Franco, tem atualmente mais de 8 mil eleitores e quase 15 mil habitante em uma economia girando em torno das redes de postos de combustíveis, hoteleira, casas de autopeças e oficinas, alem do artesanato em artefatos alimentícios, de madeira e barro. O local pode possuir um futuro promissor devido a ser cortado pelas BRs 116, 420 e pala BA 250 o que ajuda a mover a economia e a renda local.

Fotos de diversos ângulos do Entroncamento de Jaguaquara. Por Blog Ed Santos.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: