terça-feira, 7 de maio de 2013

Inaugurada a primeira UTI neonatal na região na Santa Casa de Jequié

Foi inaugurada na manhã desta terça-feira (7) a primeira UTI Neonatal  de Jequié e região, em parceria com a Fundação José Silveira. A unidade instalada na Santa Casa Hospital São Judas Tadeu, foi inaugurada pelo governador Jaques Wagner (PT) e pelo deputado federal Antônio Brito (PTB), Presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos na área de saúde. 
A nova ala do hospital conta com 14 leitos, com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) voltado para bebês com até 28 dias de nascidos. Equipamentos de alta tecnologia, como berço aquecido, monitores cardíacos e respiradores estão à disposição de uma equipe multidisciplinar de profissionais especializada em atendimento neonatal. Entre as complicações mais comuns entre os bebês desta faixa etária estão problemas respiratórios e prematuridade. É o caso da filha de Açucena Coelho, que nasceu com baixo peso e prematura e está na UTI há 15 dias. 
Segundo o governador, desde 2007, já foram construídos cinco hospitais e 530 postos de saúde da família. “Elevamos em 60% o atendimento do Samu, vamos fazer o Hospital da Chapada Diamantina, o HGE 2 e ampliar parcerias com entidades filantrópicas como essa, que resultou na implantação de uma UTI Neonatal. Com outros grandes novos investimentos que estamos preparando, vamos cuidar cada vez mais da saúde da população”. Para a implantação, o Governo do Estado forneceu toda a parte de equipamento e a Fundação José Silveira foi a responsável pela parte física. “Nós só tínhamos UTI Neonatal nas cidades de Vitória da Conquista, Itabuna, Feira de Santana e Salvador. Agora, de 2007 para cá, já há unidades em Teixeira de Freitas, Guanambi, Barreiras, Irecê e agora Jequié, que ganha uma UTI Neonatal”, afirmou o secretário da Saúde, Jorge Solla.
Ele ainda ressalta a ampliação do Hospital Prado Valadares, também em Jequié, onde serão investidos R$ 7 milhões. “Estamos reformando e ampliando o Prado Valadares, as obras já começaram, a unidade vai ser dotada de um grande centro de imagem e novas unidades de emergência”. 
Informações e fotos Blog Marcos Frahm

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: