quarta-feira, 29 de maio de 2013

Itiruçu entre os 100 municipios beneficiados com máquinas pelo Governo Federal no combate a seca

O Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com intuito de combater os efeitos da seca entregou a Itiruçu por volta do meio dia de ontem terça feira (28) uma retroescavadeira. Além de Itiruçu outros 40 municípios da Bahia em estado crítico pela seca também receberam do MDA retroescavadeiras. Entre eles, Maracás, Lafaiete Coutinho, Contendas do Sincorá, Irajuba, Iramaia, Itaquara, Lajedo do Tabocal, Milagres e Nova Itarana.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) promoveu a entrega de uma centena de equipamentos na cidade de Feira de Santana, na ultima segunda feira (27) para daí ser entregues aos municípios com problemas da seca.
Alem das 40 retroescavadeiras também serão entregues para outros municípios 60 motoniveladoras. Na região foram contemplados com as motoniveladoras os municípios de Amargosa e Brejões. Os investimentos do Governo Federal integram a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e serão utilizadas na reestruturação de estradas vicinais, para viabilizar o escoamento da produção agrícola, e na construção de reservatórios de água. O investimento total do MDA, somente nesta entrega, foi de R$ 27,744 milhões. Os equipamentos irão beneficiar 153.093 estabelecimentos da agricultura familiar que concentram 829 mil trabalhadores rurais.
O delegado federal do MDA na Bahia, Welliton Rezende Hassegawa, destaca o caráter emergencial da entrega, assinalando que os critérios para a seleção dos 100 municípios foram os da impessoalidade e da real necessidade. “A prioridade foi atender municípios que ainda não receberam equipamentos do PAC, que possuem decretos ativos de situação de emergência, que reúnem os piores IDHs (Índices de Desenvolvimento Humano) e a maior concentração da agricultura familiar”, explicou Hassegawa.
Com a ação do MDA nesta segunda-feira, o número de máquinas do PAC entregues na Bahia desde 2012 somará 211, representando um investimento total de R$ 47,165 milhões.
Uma próxima entrega de equipamentos a municípios baianos do semi árido deverá acontecer no dia 14 de junho, no Parque de Exposições de Salvador, com a presença da Presidenta Dilma Rousseff.
Obs. Para ver a lista de todos os municípios baianos contemplados clique no link abaixo:

Foto: Blog Ed Santos 

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: