sábado, 29 de junho de 2013

Dilma e Lula são favorita na corrida presidencial para 2014

A atual presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, ambos do PT, seguem como favoritos na corrida pela Presidência da República em 2014. Se a eleição fosse hoje, ambos estariam à frente de Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSDB), Marina Silva (sem partido) e Joaquim Barbosa (sem partido).
No cenário sem o nome do presidente do STF, Dilma fica com 51%, e em seguida aparecem Marina (16%), Aécio (14%) e Campos (6%). Neste cenário, em março, Dilma tinha tinha 58%, enquanto o pré-candidato tucano aparecia com 10%. Marina e Campos ficaram estáveis.
Na simulação em que são incluídos Dilma e os demais, a petista tem 49% das intenções de voto, ante 14% de Marina Silva, 12% de Aécio Neves, 8% de Joaquim Barbosa e 5% de Campos. Comparação com pesquisa realizada em março com os mesmos nomes mostra queda nas intenções de Dilma, que tinha 56%, com manutenção na opção por Marina (tinha 14%) e variação na preferência por Aécio (tinha 10%) e Campos (tinha 4%).
No cenário em que Lula é incluído como candidato do PT, ele obtém 55% das indicações de voto. É seguido por Marina (12%), Aécio (11%), Barbosa (8%) e Campos (3%). Na comparação com simulação realizada em março, a preferência pelo ex-presidente recuou (tinha 58%), assim como por Marina (tinha 14%) e Campos (tinha 4%). Os demais obtiveram oscilação positiva: o senador mineiro tinha 9%, e Barbosa aparecia com 7%.
Sem Barbosa na lista de presidenciáveis, Lula continua com 56% das intenções de voto, Marina vai a 15%, Aécio oscila para 13%, e Campos, para 5%.
Na pesquisa espontânea, em que nenhum nome é apresentado aos entrevistados, Dilma é apontada por 27% como candidata escolhida para a eleição presidencial de 2014. No último levantamento, 35% citavam espontaneamente o nome da petista.
Em seguida aparece Lula (6%, ante 8% em março), Aécio Neves (4%, ante 2% anteriormente) e Marina Silva, José Serra, Eduardo Campos, a atual presidente e candidato do PT, sem especificar  eles têm 1%, cada.
Entre março e junho, passou de 41% para 50% a parcela de brasileiros que não souberam citar espontaneamente nenhum nome como candidato preferido para a eleição presidencial de 2014.

Informações: Datafolha

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: