sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ITIRUÇU: AUDIÊNCIA PÚBLICA TRATOU DE ABUSOS SOFRIDO PELA POPULAÇÃO EM QUESTÕES BANCÁRIAS



Foi realizada as  19:30h desta ultima quinta feira (20) a audiência pública para tratar dos abusos contra a população itiruçuense, praticada pela Instituição Bradesco.O evento convocado pelo vereador Alexandre Maimone (PCdoB) contou com a presença de oito dos nove vereadores, do presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil, Celso Argolo, do presidente dos Bancários de Jequié e região, Maciel Cardim, de alguns bancários como Eduardo que é Secretário Geral do Sindicato dos Bancários de Jequié e região e caixa do Bradesco em nesta cidade, entre outros. Também estiveram presentes o Deputado Estadual pelo PCdoB Alvaro Gomes e o comandante local da Policia Militar o sub tenente Gomes. Faltaram a audiência o Vereador Aguinaldinho, a prefeita interina Drª Rita Novaes e representantes da Direção do Bradesco. Más a principal falta mesmo questionado principalmente pelos vereadores, foi da maioria população, que tanto reclamou do Bradesco, mas que na audiência compareceu em pequena escala. Só cerca de 48 pessoas em média compareceram entre os milhares de cidadãos e cidadãs de Itiruçu que tem vínculos bancários com o Bradesco que poderia aproveitar a oportunidade para conhecerem melhor seus direitos.
Na abertura o vereador Alexandre Maimome disse que não acredita em respeito do Banco Bradesco para com o povo de Itiruçu, pois além do péssimo atendimento, não tem segurança e equipamentos para melhor atender a comunidade, o mesmo ainda disse que o banco cresceu tanto que se acomodou.  Entre as revindicações dos vereadores em seus discursos, se destacaram as petições de mais funcionários para atender a população, bebedouros, acentos, mais caixas eletrônicos, um caixa multi-expresso e uma solicitação a prefeitura que construa uma rampa com acessibilidade para deficientes.
Os edis também frisaram que está sendo elaborado um Projeto de Lei pelo Vereador Junior Petruquio (PT) , que trata de estipular uma lei para que o período máximo de espera na fila não ultrapasse 20 minutos, sendo acrescentado na fala do vereador Paulinho (PSB) a inclusão no projeto de uma porta giratória. E ambos concordaram em incluir também os demais temas abordados no projeto.

Os bancários, o presidente da CTB e do Sindicato de Jequié, abriram o espaço para esclarecer diversas duvidas dos que estavam no plenário da câmara. Fatos que inclusive a população tem direito e não sabem. Por exemplo, o funcionário da prefeitura de Itiruçu recebe no Bradesco pois o banco comprou a folha de pagamento da prefeitura, más o funcionário não é obrigado a continuar no Bradesco ele tem o direito de  receber seu salario em qualquer outro banco. É só solicitar a mudança de banco pois é direito garantido na lei. Outro ponto, é que todo funcionário tem direito a ter uma conta salário e não é obrigatória uma conta-corrente. A diferença é que na conta salário o servidor não pagará nenhuma taxa de manutenção do cartão como acontece com a corrente que é debitada automaticamente do salário. Em Itiruçu a maioria dos servidores municipais foram induzidos a abrirem uma conta corrente, sendo que uma conta salario seria muito mais vantajoso para o cidadão por ser gratuita. Segundo informações do próprio site do Bradesco, a conta-salário é específica para receber vencimentos, salários, aposentadorias, pensões e similares, creditados por empresas conveniadas, exceto o INSS. Com ela, você saca seu dinheiro ou transfere gratuitamente seu salário para outra conta. Porém para abrir a conta-salário, é preciso haver um convênio entre o banco e a empresa onde você trabalha (no caso aqui a prefeitura). Ela é aberta pelo empregador, que é responsável pela identificação do titular da conta. Esta conta só pode receber créditos provenientes da folha de pagamento e não é possível movimentá-la por cheques.

Eles falaram também das loja conveniadas Bradesco e afirmaram que se algum dos funcionários desta loja, das quais temos 5 em Itiruçu, for vitima de assalto por exemplo, poderá acionar judicialmente o Banco por danos morais, físico ou patrimonial, que será ressarcido.
Sobre a conta poupança por exemplo, o que foi esclarecido foi  que é uma especie de empréstimo que o banco faz com um lucro minimo para o cidadão de menos de 10% ao ano, mas que para os bancos com os valores da poupança, eles lucram até 149% ao ano. Ressaltando que o atual lucro do Bradesco chega R$ 870 bilhões e que só neste semestre foram aproximadamente 6 bilhões de lucro. Sendo que 50% desses lucros advêm das taxas cobradas pelos serviços que muitas das vezes é o próprio cliente quem executa.
O Bradesco também cobra uma das mais altas taxas registradas, cerca de 8% contra 4% por exemplo da Caixa Econômica Federal.
Dep. Alvaro Gomes (PCdoB)
Lembrando que a media de funcionários do Bradesco no Brasil é de 22 e em Itiruçu só  3 para atender a mais de 12 mil habitante. "O banco trata seu cliente e próprios funcionários como contratos e contas, pois  banqueiro não tem coração tem um cofre no lugar do coração", disse Maciel Cardim Presidente dos Bancários da Região.
O Vereador Alexandre ainda revelou que foi ameaçado pelo Bradesco após ele tirar algumas fotos mostrando o desrespeito e o péssimo atendimento. Ele todavia disse que não tem medo de processo pois esta lutando pelo povo. Após a sua revelação os presidentes da CTB e do Sindicato e os demais vereadores, garantiram apoio ao vereador, afirmando que o Banco não faria tal ação, mas se fizesse eles iriam fazer uma paralisação aqui em Itiruçu e se possível até fechar o Banco. 
Após todos os fatos apresentados, ficou claro, quanta falta de respeito e humilhação a população vem sofrendo muita das vezes por falta de conhecimento ou por descaso das instituições bancárias.

Fotos e Matéria: Blog Ed Santos

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: