quinta-feira, 31 de outubro de 2013

ITIRUÇU: FENÔMENO RARO NO SOL CHAMA ATENÇÃO DE MORADORES E PODE INDICAR CHUVAS OU MAIS SECA

Por volta das 11h desta quinta feira (31) um fenômeno raro em volta do sol foi observado no céu da cidade de Itiruçu, onde um circulo escuro com as bordas em formas de arco-iris chamou atenção das pessoas que olhavam admirados com a beleza do fenômeno, bem como fotografavam para postarem em redes sociais.
O fenômeno raro é denominado de  Halos e se formam entre 5.000 a 10.000 metros da superfície da terra, na troposfera superior. A forma e a orientação particulares dos cristais de gelo são responsáveis para o tipo de halo observado, onde a luz é refletida e refratada pelos cristais e pode dividir-se em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris. O Halo também pode ser visto ao redor da Lua nas noites claras.
Em alguns lugares do sertão o Halo é chamado de bulandeira, e acredita-se que o fenômeno é uma prenuncia de chuva ou sol: ´´circulo longe chuva perto, circulo perto chuva longe“, diz a sabedoria antiga que apesar de não ter comprovação científica, raramente falha.
Segundo o meteorologista e coordenador da Estação Meteorológica Uniderp/Anhanguera, Natálio Abraão, esse fenômeno surge na presença de nuvens cirrostratus, que são formadas por cristais de gelo e formadas acerca de dez mil metros de altura.
De acordo com o meteorologista, quando os raios solares incidem nestes cristais, a luz do sol se decompõe nas cores do arco-íris, na forma de um círculo.

Fotos: Blog Ed Santos

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: