sexta-feira, 22 de novembro de 2013

ITIRUÇU E JEQUIÉ EM ALERTA VERMELHO POR RISCO DE EPIDEMIA DE DENGUE

Itiruçu volta a figurar entre as 157 municípios do país em situação de alerta máximo de risco de dengue com índice de focos em mais de 4% dos domicílios visitados. Desde a epidemia de 2008 que o município não apresentava riscos elevados de proliferação das larvas do mosquito transmissor da dengue Aedy Aegypti. Outro município da região que ao contrario de Itiruçu sempre se manteve em estado de alerta é Jequié. O estado também tem 26 dos 525 que estão em alerta média. Os dados foram revelados nesta semana pelo mapa da dengue divulgado, pelo Ministério da Saúde. Dos 417 municípios do Estado analisados na pesquisa as cidades em risco, com sinal vermelho para a dengue, estão Cafarnaum, Campo Formoso, Candeias, Ilhéus, Itabela, Itiruçu, Jacobina, Jequié, Mundo Novo, Planaltino, Santo Amaro, Senhor do Bonfim, Serrinha, Serrolândia, Terra Nova e Uibaí. Nessas cidades foram encontrados focos de dengue em mais de 4% das residências visitadas. 
Os municípios em que houve foco em 1% a 3,9% dos domicílios e estão em alerta ou sinal amarelo são Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Cruz das Almas, Guanambi, Castro Alves, Dias D´Ávila, Eunápolis, Ibipeba, Itagimirim, Itaparica, Itapebi, Lauro de Freitas, Muritiba, Presidente Dutra, Salvador, Santa Cruz de Cabrália, Santo Antônio de Jesus, São Sebastião do Passé, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Simões Filho, Souto Soares, Teixeira de Freitas, Vera Cruz e Vitória da Conquista.
O Ministério da Saúde confirmou que repassará mais de R$ 360 milhões para todos esses municípios para que intensificarem o combate ao mosquito. Os recursos fazem parte do Fundo Variável de Vigilância em Saúde (PVVS), do Componente de Vigilância em Saúde de incentivo financeiro para a qualificação de ações de vigilância.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: