sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

MORRE MAIOR LÍDER MUNDIAL DA LUTA CONTRA O RACISMO, NELSON MANDELA

Morreu na noite desta quinta feira (5) aos 95 anos de idade Nelson Mandela, ex presidente da Africa do Sul e líder histórico da luta contra o racismo e um regime análogo ao Nazi, denominado apartheid.
O Apartheid era um regime autoritária e racista, formado por uma burguesia de pele branca que oprimia com suas leis e pela força a maioria de pele negra e vigorou na África do Sul entre 1948 a 1994, com total apoio do governo dos Estados Unidos e de Israel.
Nelson Mandela nasceu em Mvevo 18 de Julho de 1918, filho de lideres tribais de seus país, foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993 e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana.
Até 2009 havia dedicado 67 anos de sua vida à causa que defendeu como advogado dos direitos humanos e pela qual se tornou prisioneiro politico e torturado pelo regime de discriminação racial, até ser eleito o primeiro presidente da África do Sul livre, razão pela qual em sua homenagem, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela no dia de seu nascimento, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.

Nascido numa família de nobreza tribal, numa pequena aldeia do interior onde possivelmente viria a ocupar cargo de chefia, abandonou este destino aos 23 anos ao seguir para a capital Joanesburgo e iniciar atuação política. Passando do interior rural para uma vida rebelde na faculdade, transformou-se em jovem advogado na capital e líder da resistência não-violenta da juventude em luta, acabando como réu em um infame julgamento por traição, foragido da polícia e o prisioneiro mais famoso do mundo, após o qual veio a se tornar o político mais galardoado em vida, responsável pela refundação do seu país - em moldes de aceitar uma sociedade multiétnica.
Ele morreu na cidade de Joanesburgo na noite desta quita feira 5 de Dezembro, justamente a 9 meses da morte de outro líder mundial, o venezuelano Hugo Chávez. Mandela já estava doente a anos e devido a sua idade não resistiu e veio a óbito, deixando-nos inúmeros ensinamentos de liderança

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: