sábado, 1 de março de 2014

GUERRA FRIA? EUA E UE VERSUS RUSSIA MEDEM FORÇAS PELA UCRÂNIA SEM COMANDO


Após o que foi considerado por muitos  golpe de estado pró União Europeia, por outros uma revolução popular, onde grupos violentos fizeram várias ações entrando em choques contra as forças de segurança, resultando em feridos e mortos, governo pós golpe realizou uma serie de ações anti-russas, como a proibição de se falar o russo e ter iniciado uma especie de segregação contra a população pró Russia naquele país do leste europeu, com enorme influencia russofona, tanto nos costumes com na língua. Mais um capitulo de tensão iniciou-se na ultimas horas.
Considerado ilegitimo pela Federação Russa e legítimo pelos EUA e UE, o  novo governo não conseguiu acalmar os ânimos no país, ao contrário criou e deu poder a serie de medidas que causou revolta em várias partes do território Ucraniano, onde a população não reconhece o novo governo e juntos começam um processo que poderá desencadear em guerra civil e até a divisão da Ucrânia em vários territórios, como o caso mais recente da região de Odessa onde a bandeira ucraniana foi retirada do edifício da Administração Estatal Regional e substituída pela bandeira da região de Odessa.
O caso mais emblemático é o da Crimeia, ex território russo, passada para a Ucrânia na década de 50 na então União Soviética, região onde 60% da população é russa e só 20 é ucraniano, e simpatizantes pró Russia, retirou recentemente a bandeira ucraniana, substituindo-a pela russa, isso após tomar o poder sem resistência do governo local. Por todo o país cresce o apoio a uma intervenção do exercito russo no assunto, hajavista que as forças locais se mantiveram ineficiente para cumprir com os anseios da maioria.
A Russia já mobilizou suas forças e segundo Vladimir Putim, se estourar a violência, o seu país terá que agir para proteger seu cidadãos da Crimeia.
Segundo Putim, o objetivo do envio das tropas seria apaziguar a situação, em meio às crescentes tensões separatistas na região ucraniana de maioria russa, acirradas após a destituição, pelo Parlamento ucraniano, do presidente pró-russo Viktor Yanukovich pelo pró Europa, Olexandre Turchinov depois de atos violentos. Turchinov, promoteu atacar o exercito russo, caso entre na Ucrânia. O que não se sabe é se o mesmo terá apoio do exercito, uma vez que ha divisões internas nas forças armadas.

O governo dos EUA que patrocinou a queda de Yanukovich, falou que a Russia pagará caro se interferir na Ucrânia, o que foi considerado uma ameaça a população russa pelo que declarou o vice-presidente do Conselho da Federação (câmara alta do parlamento russo), Yuri Vorobiev. Ele caraterizou as palavras do líder norte-americano Barack Obama como uma "ameaça direta ao seu povo".
Hoje o parlamento russo já autorizou que as forças armadas possa entrar na Crimeia para defender aquela população que vem sofrendo ataques de forças de extrema direita e até de simpatizantes pró Nazi.
Se haverá guerra ou não só o tempo irá dizer. Torcemos para que não haja. Afinal quem disse que teria acabado a guerra fria?

Fotos: RIA

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: