quinta-feira, 13 de março de 2014

Jequié: Municípios baianos recebem 14 mil cisternas por meio do programa Água para Todos


Moradores de nove municípios baianos foram contemplados com a entrega nesta quarta-feira (12), no município de Jequié, no centro sul, de 14 mil cisternas de polietileno. Durante a cerimônia, o governador Jaques Wagner também assinou a ordem de serviço para a instalação de outras 46.584 cisternas na região.
O município de Jequié foi contemplado com dois mil equipamentos, instalados em zonas rurais da cidade, onde o acesso a água é escasso. “Aqui, temos alguns riachos, mas não há como beber esta água. Usamos apenas para os animais e a lavoura. Com esta cisterna, nos sentimos mais seguros, porque elas captam água da chuva, filtram e guardam de forma segura. Sempre que precisamos, usamos para beber e cozinhar”, disse o agricultor familiar Domingos Gonzaga.
De acordo com o coordenador do Programa Água Para Todos, Leonardo Miranda, as cisternas possuem capacidade para armazenar 16 mil litros de água e conseguem abastecer uma casa com até cinco pessoas por até oito meses. “Com a capacidade de armazenamento da cisterna é possível manter a casa com água em períodos de longa estiagem, por até oito meses”.
Novos equipamentos  
Com a assinatura da ordem de serviço, moradores de outros 58 municípios - quase 159 mil pessoas -, terão em casa água para consumo humano. Foram investidos R$ 284 milhões na instalação das cisternas. “Até Dezembro deste ano vamos entregar 46 mil cisternas restantes, beneficiando, apenas com estas duas ações, cerca de 210 mil baianos”, disse o secretário da Casa Civil, Rui Costa.
O convênio foi realizado entre o Ministério da Integração e o Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Segundo o governador Jaques Wagner, “a Bahia é reconhecida pelo Brasil por ter o melhor programa que dá acesso a água boa para todos e inclusive o governo federal lançou o água para todos nacional, inspirado no nosso”.
Wagner enfatizou ainda que, o governo estadual já levou “água para quatro milhões de pessoas por meio do programa, desde cisternas simples até grandes adutoras, como fizemos em Irecê, Guanambi, além da região de Serrinha, Conceição do Coité, entre outros”. 

Informações e fotos: SECOM-BA

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: