terça-feira, 13 de maio de 2014

MAIS DE SESSENTA ITIRUÇUENSES BENEFICIADOS COM EXAMES E CIRURGIAS DE CATARATA




O Programa Saúde em Movimento do Governo da Bahia em parceria com várias secretárias de saúde do Vale do Jiquiriçá, entre elas a de Itiruçu, concluiu nesta terça feira (16) em Jequié, a realização de consultas e cirurgias de catarata grátis. Durante estes últimos dias mais de cinco pessoas foram atendidas, sendo que dessas, mais de sessenta foram de Itiruçu. Os pacientes que passaram por cirurgias tiveram acompanhamento e continuaram tendo nos processos de revisão. 
Uma Van conduziu os pacientes itiruçuense nos últimos cinco dias, até o Centro de Evangelização e Unidade (CEU), localizado na Avenida Padre Tourinho Neto, s/n, próximo ao Anel Rodoviário., onde se realizavam as cirurgias e os exames.
O Saúde em Movimento é um programa desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) com a finalidade de levar serviços de saúde para os moradores das cidades do interior baiano. O projeto já realizou, desde o seu início em 2009, 65 mil cirurgias de catarata beneficiando moradores de mais de 350 municípios. O público-alvo para os atendimentos são pessoas com idade superior a 60 anos, que possuam ou não alguma doença ocular e alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização).
A equipe da Estratégia Saúde em Movimento é composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio. Nos atendimentos, os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, são submetidos à cirurgia. A clientela ainda recebe o colírio que deve ser utilizado nos primeiros quinze dias do pós-operatório.
O Saúde em Movimento tem como objetivo levar ações de saúde às diversas regiões do interior do Estado, necessitadas desse tipo de atendimento. A ação tem como diferencial o deslocamento de equipamentos e profissionais para atender nas diversas regiões do estado onde existem vazios assistenciais ou onde a oferta do serviço é menor que a demanda.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: