terça-feira, 22 de julho de 2014

O caos aéreo de Aécio Neves

Corre a lenda em São Paulo que Maluf construiu o Minhocão - o elevado que homenageia o ditador Costa e Silva - para facilitar o acesso da sua casa à Eucatex, empresa da qual é proprietário. Um exemplo clássico de promiscuidade entre a coisa pública e a privada. Foi a partir desse tipo de folclore que Dr Paulo acabou fazendo fama internacional, alçando a condição de procurado pelo Interpol.
Mas é de uma lenda rural e moderna que vamos falar hoje.
Você deve ter notado como os últimos escândalos envolvendo políticos chegaram pelo céu, sobrevoando o espaço aéreo brasileiro. Tanto que os "papos de piloto" estão cada vez mais comuns no debate político. Primeiro foi Gustavo Perrella (SDD), que teve seu helicóptero apreendido enquanto um funcionário de confiança carregava quase meia tonelada de cocaína. Depois foi a vez de André Vargas (PT), que viajou no jatinho de um amigo querido, o doleiro mais famoso do Brasil: Alberto Youssef.

Mas o mais novo escândalo aéreo do momento foi protagonizado pelo atual candidato a presidente Aécio Neves. Pouco antes de deixar o governo mineiro, o ex-governador resolveu presentear seu tio-avô com a construção de um aeroporto em sua fazenda.
Foi esse lado família do candidato que a Folha de São Paulo nos mostrou no último domingo:
Utilizando R$14 milhões dos cofres públicos, o Estado de Minas decidiu construir um aeroporto para a cidade de Cláudio (MG) e seus menos de 25 mil habitantes. O local escolhido para a nova pista foi a fazenda do tio de Aécio, que está localizada a apenas 5km do "Palácio de Versalhes" do governador. Apesar de ser considerado ilegal pela ANAC, Aécio utiliza o aeroporto todas as vezes que visita sua propriedade rural.
O tio, Múcio Tolentino, que já foi prefeito de Cláudio, é quem autoriza ou não o uso do aeroporto:
O chefe de gabinete do prefeito, José Vicente de Barros, disse que Múcio Tolentino deveria ser procurado. "O aeroporto é do Estado, mas fica no terreno dele", afirmou. "É Múcio quem tem a chave"
Indicado por Barros, Fernando Tolentino logo se prontificou a abrir o portão do local. "Ele fica dentro da nossa fazenda", disse. "O aeroporto está no final do processo, mas, para todos os efeitos, ainda é nosso"
Fernando Tolentino, o porteiro do aeroporto, é irmão de Tancredo Tolentino, um outro primo de Aécio. É ele quem comanda a cachaçaria da família e já foi preso por participar ativamente de um esquema de vendas de absolvição para traficantes.
Interessante notar que os detalhes que envolvem a construção desse aeroporto não chegam a ser novidade para quem conhece bem as histórias da região. Em 2011, um comentário no blog do Marco Antônio Nogueira revelou que muita gente já farejava o que hoje é apresentado como "bomba":
A historia é a seguinte, o aeroporto tava num terreno do Tio avô do Aécio que foi vendido para o Estado (Tancredo Neves na época) e não foi feito documentação. Anos mais tarde o Aécio (Governador) comprou DE NOVO o terreno por um valor absurdo e construiu de vez o aeroporto. O interessante é que uma cidade de 20.000 habitantes, acho que nem avião de brinquedo deve ter lá, mas o TAL governador e agora Senador tem Helicóptero e avião pra descer e subir a hora que quiser. Gastaram não sei quantos milhões numa porcaria que fica trancada o dia todo e só serve pro Aécio. Obra pública com fins particulares.
Três anos depois, a poucos meses da eleição, o aeroporto vira a novidade do momento, o que torna tudo ainda mais nebuloso.
A cidade de Cláudio não possui corpo de bombeiros, serviço de atendimento móvel de urgência e guarda municipal. Em alguns bairros há falta de água potável, mas o aeroporto de R$14 milhões continua lá, disponível para os familiares de Aécio evitarem as estradas mineiras. Nas redes sociais, o caso já foi batizado de "Aéreo Neves", "Caos Aécio", "MeriTIOcracia", "Programa Aeroporto da Família"e "Meu Aeroporto Minha Vida".
De qualquer forma, o aeroporto é público, como bem lembrou Fernando Tolentino. Se algum cidadão de Cláudio precisar decolar com seu helicóptero ou jatinho, é só pedir a chave para algum primo do Aécio.

Fonte: Yahoo Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: