quinta-feira, 17 de julho de 2014

OBAMA PODEM DAR MAIS GÁS A PUTIN ENTRE BRICS, APÓS SANÇÕES UNILATERAIS


O anúncio de novas sanções dos EUA à Rússia no momento em que Vladmir Putin comemora a criação do Banco dos BRICS, demonstrando força na América Latina, que era considerado pelos norte americanos como seu pátio traseiro, podem fortalecer ainda mais o presidente russo.
“O novo ataque do governo Obama contra Putin ainda precisa ser estimado em números, mas seu "timing" não poderia ser mais friamente calculado”, diz o jornalista Igor Gielow, da Folha.
Especialistas acreditam ainda que as sanções podem afetar o próprio povo dos Estados Unidos, segundo pontuou recentemente o órgão máximo comercial daquele país.
Logo, segundo o jornalista, "Washington pode involuntariamente dar gás ao discurso de Putin a seus colegas dos BRICS: de que as sanções são meramente instrumentos de pressão dos EUA sobre países que não concordem com suas políticas". Ou seja com a desculpa de proteger da influência russa, o regime de Kiev que bombardeia o leste ucraniano, Obama pode ter dado um tiro pela culatra, uma vez que a influencia norte americana na America Latina, cada vez é mais rechaçada, dado a que a parceria dos americanos do norte, apenas consiste em extraí os recursos naturais para o seu enriquecimento, deixando aos latinos apenas danos ambientais e pobreza, além da acensão de regimes neoliberais ou autoritários, que naturalmente governa contra os interesses da maioria da população, em detrimento de uma minoria que lucra com o sistema.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: