quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Brasileiro leva “Nobel” de matemática. Itiruçuense faz parte da equipe, segundo site

Foto: International Congress of Mathematicians
O matemático Artur Ávila Cordeiro de Melo, de 35 anos, foi o primeiro brasileiro na história a conquistar a medalha Fields, equivalente a um “Nobel” de matemática.
Ávila recebeu a medalha diretamente das mãos da presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye. Segundo relatos da mídia, estava tão nervoso que nem deu tempo à dignitária de se posicionar “corretamente” para fotos oficiais.
Segundo o matemático, que trabalha no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e no Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) francês, o prêmio pode dar visibilidade à pesquisa científica no Brasil.
A medalha Fields foi entregue a Ávila por suas “profundas contribuições na teoria dos sistemas dinâmicos multidimensionais”.
Segundo o site Itiruçu Noticias, da mesma equipe do matemático Artur Ávila Cordeiro, também fazem parte o ex professor em Itiruçu Paulo Varandas e o itiruçuense Paulo Brandão, irmão da vice prefeita, Drª Rita de Novaes Brandão.
Outros três laureados são Manjul Bhargava, da Universidade de Princeton (EUA), Martin Hairer, da Universidade de Warwick (Reino Unido) e Maryam Mirzakhani, da Universidade de Stanford (EUA). Mirzakhani, de origem iraniana, é também a primeira mulher a receber o prêmio.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: