segunda-feira, 18 de agosto de 2014

DEFINIDO CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA EM CÃES E GATOS EM ITIRUÇU

A Secretaria de Saúde de Itiruçu começou nesta semana, seguindo o Calendário Nacional, a Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina em todo o município de Itiruçu, entre os dias 18 de Agosto e 27 de Setembro.
Segundo informou secretaria, o cronograma fica da seguinte maneira: 18-08(segunda feira), Vila Pimentel e Colônia Bateia; 19-08 (Terça Feira), Colônia Fortaleza e Paty; 20-08 (Quarta Feira), Povoado da Vitória; 25-08 (Segunda Feira), Marialva e Tabuleiro; 26-08 (Terça Feira), Várzea; 27-08 (Quarta Feira), Bananal e Tirica; 13-09 Dia D da campanha Antirrábica na cidade de Itiruçu, com atendimento em cinco postos.
Os animais a serem vacinados devem ter a partir de três meses. A vacinação ocorrerá nos postos de saúde de cada localidade segundo o cronograma.
A raiva é uma zoonose de etiologia viral transmitida ao homem por meio de contato com cachorros ou gatos doentes.
O homem recebe o vírus da raiva através do contato com a saliva do animal enfermo. Isto quer dizer que, para ser inoculado, não precisa necessariamente ser mordido - basta que um corte, ferida, arranhão profundo ou queimadura em sua pele entrem em contato com a saliva do raivoso. Independente da forma de penetração, o vírus se dirige sempre para o sistema nervoso central. O tempo de incubação, porém, varia com a natureza do vírus, o local da inoculação e a quantidade inoculada. Se o ponto de contágio tiver sido a cabeça, o pescoço ou os membros superiores, o período de incubação será mais breve, porque o vírus atingirá a região predileta com maior rigidez. A partir daí, o vírus migra para os tecidos, mas sobretudo para as glândulas salivares, de onde é excretado juntamente com a saliva.
Tanto no homem como nos animais, quando os sintomas da moléstia se manifestam, já não há mais cura possível. Assim, todo tratamento tem que ser feito durante o período de incubação, quando o paciente não apresenta sintomas e não manifesta queixas. 

ASCOM-Itiruçu/Ed Santos

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: