sexta-feira, 7 de novembro de 2014

SÁBADO É DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA POLIO E SARAMPO EM ITIRUÇU

A Secretaria de Saúde de Itiruçu estará realizando neste sábado (8) a Campanha de vacinação contra Poliomielite (Paralisia Infantil) e Sarampo.
A vacina atenderá ao cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde para este dia 08 de novembro (sábado) como Dia “D” da Campanha Nacional de.
As vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde João Batista, Magalhães Neto, Rubens Amaral e na Unidade Móvel na Praça da Feira.  Serão vacinadas crianças com idade entre 06 meses e menores de 05 anos. A mobilização segue até o dia 28 de Novembro 2014. Estarão disponíveis, além das vacinas contra poliomielite e sarampo, as vacinas do calendário vacinal.
As Unidades de Saúde da Família funcionarão no dia “D” (Sábado 8 de novembro) e de segunda a sexta das 08 ás 12 e das 13:30 ás 17:00 horas.
Não se esqueça de levar o cartão do SUS e a caderneta de vacinação do seu filho.

OQUE É POLIOMIELITE OU PARALISIA INFANTIL?
A poliomielite é uma doença viral transmitida principalmente através de gotículas de saliva emitidas por pessoas contaminadas, ou através da ingestão de água e alimentos contaminados por fezes contendo carga viral, propensa ao desenvolvimento da doença.
Os sintomas e afecções característicos podem resultar: em febre passageira acompanhada de mal-estar, em distúrbios irreparáveis do sistema nervoso e órgãos do sistema muscular. Atingindo normalmente as crianças, acometidas por paralisia infantil, quando não ocasiona falência orgânica.
As medidas profiláticas (preventivas) para controle dessa doença são:
- Evitar contato com pessoas doentes;
- Cuidados com o preparo dos alimentos, lavando bem as frutas e legumes antes de comê-los.
- Cuidados quanto à qualidade da água, certificando-se que seja realmente potável (própria ao consumo);
E procurar orientação nos postos de saúde ou campanhas de multivacinação, para que sejam vacinadas as crianças (duas doses da Vacina Sabin).

O QUE É O SARAMPO?
Já o Sarampo é  é uma doença infectante e contagiosa causada pelo Morbilivírus, da Família Paramyxoviridae. Ela é transmitida quando um indivíduo não imunizado entra em contato com secreções respiratórias de pessoas que possuem o vírus - seja pela ingestão ou inalação.
O sarampo é responsável pela morte de inúmeras crianças em razão das suas complicações, principalmente nos países subdesenvolvidos. No entanto, a vacinação (tríplice viral, aplicada no 1º e 4º ano de vida da criança), e a melhoria da assistência médica foram capazes de fazer com que hoje, no Brasil, a mortalidade atinja 0,5%. Sua incidência é mundial, em pessoas de ambos os sexos e, predominantemente, na faixa etária que compreende dos zero aos quinze anos de idade.
Cerca de doze dias após o contato com o vírus, surgem placas avermelhadas na pele, que se manifestam principalmente no rosto e se espalham para a região dos pés. Febre, tosse persistente, mal-estar, dor de cabeça, coriza, conjuntivite, fotofobia e manchas brancas nas mucosas da região da bochecha são alguns outros sintomas, que duram, em média, cinco dias.
As complicações incluem diarreia, otite, pneumonia, encefalite, conjuntivite grave e, em gestantes, aborto ou parto prematuro. A desnutrição é um fator que propicia este quadro.
Para diagnóstico, além da análise dos sintomas e manifestações cutâneas, pode ser solicitado exame de sangue. Por se tratar de uma doença viral, o tratamento foca no controle dos sintomas, combate de complicações e, em situações particulares, no uso de fármacos para aumentar a imunidade do paciente. Repouso, ingestão de alimentos leves e bastante líquido são essenciais. O paciente deve ser orientado a não manusear as feridas da pele, já que tal ato pode provocar infecções bacterianas, agravando o quadro.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: