quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

DIA HISTÓRICO. CUBA E EUA ABREM RELAÇÃO DEPOIS DE 53 ANOS. VITÓRIA DA AMERICA LATINA

Vitória da União Latino Americana. Os Estados Unidos reduziu sua retórica de violações humanitárias, tentativas de assassinatos de lideres, ataques convencionais e não convencionais contra Cuba.
Os anúncios e os discursos históricos de Obama e de Raul Castro se deram na tarde desta quarta feira (17), após acordarem em conversa telefônica, liberar presos dos respectivos países. Cuba liberou o norte americano Alan Gross, que estava preso na ilha, após tentar socavar a revolução com implante de serviço de internet pirata com programas virais a fim de atacar o sistema informático da maior das Antilhas. Por sua parte, os Estados Unidos também liberou os cubanos: Gerardo Hernández, Antonio Guerrero y Ramón Labañino, que fazia parte dos cinco agentes do governo de Cuba, presos nos EUA quando monitoravam a máfia cubana em Mayame.
Com a decisão mútua, Cuba e EUA abrem relações diplomáticas congeladas desde 1961, depois de uma invasão americana falido contra Cuba, isso três anos após o triunfo da revolução de Fidel e seus “companheiros”.
Especialistas creem que o passo dado é fruto do apoio a Cuba por parte dos países latinos americanos, que acabou por tornar fracassada as hostilidades norte americana.
Por hora ainda não foi levantado o embargo dos EUA contra Cuba, que sempre objetivou levar a miséria e socavar o governo da ilha de visão socialista. Intenção esta que também começa a fracassar.
Ouça o discurso de Raúl Castro.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: