quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Alimentação anticâncer

Uma alimentação saudável pode significar a prevenção do câncer e de várias outras doenças. Cerca de 30% dos casos de câncer pode ser prevenido com alimentação adequada, atividade física e peso saudável. “Manter o peso adequado, evitar o sedentarismo e se alimentar de forma saudável, evitando o consumo excessivo de carne vermelha, gorduras e bebidas alcoólicas é a melhor maneira de prevenir o desenvolvimento de tumores”, esclarece a oncologista Clarissa Mathias, diretora do NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia). Apesar da obesidade sempre ter sido associada às doenças do coração, a gordura corporal também influencia na formação de vários tipos de câncer, como o de intestino grosso, colón, reto, mama, endometrio, rim e esôfago.     
A variedade e a quantidade adequada de alimentos são fundamentais para a saúde. “É importante variar nas cores durante as refeições, consumir cinco porções diárias de frutas e hortaliças e evitar o consumo de carnes processadas e salgadas”, explica a nutricionista Tatiane Sousa, da equipe do NOB.          
O tomate e seus derivados (extrato, polpa de tomate) são poderosas fontes de licopeno, substância carotenoide que protege contra a oxidação celular e ajuda na prevenção do câncer de próstata. A substância combate os radicais livres em excesso que podem desencadear mutações celulares e, consequentemente, o câncer.  A cenoura, rica em betacaroteno, é outro alimento anticâncer.  Diversos alimentos possuem algum tipo de carotenoide em sua composição: melancia, beterraba, abobrinha, mamão, goiaba vermelha e pitanga, dentre outros.  Muitos estudos também apontam que o resveratrol, composto fitoquímico presente na casca da uva roxa, no vinho e em algumas sementes oleaginosas,também é um importante agente contra a formação do câncer de mama. 
“Alimentos de origem vegetal como hortaliças, frutas, cereais e grãos integrais devem fazer parte da alimentação diária”, recomenda Tatiane Sousa. Por outro lado, o consumo de sal, gordura, alimentos industrializados, carnes vermelhas, frituras e carnes processadas deve ser limitado. 

Carol Campos – Assessoria de Imprensa  NOB

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: