quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Duas candidaturas disputam a presidência da UPB

Com o prazo de inscrições de chapas encerrados, dois candidatos estarão disputando no próximo dia 14, a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). A atual presidente da entidade, Maria Quitéria (PSB), prefeita de Cardeal da Silva, concorre à reeleição em disputa com o opositor Ricardo Machado (PT), prefeito de Santo Amaro da Purificação. Cada chapa tem na sua composição 17 nomes, sendo sete da diretoria executiva e 10 do conselho fiscal. Além disso, para concorrer, é exigido a assinatura de apoio de 10% dos associados de forma exclusiva. A atual presidente demonstra favoritismo no processo que envolve um total de 389 gestores associados.
A chapa de Quitéria tem como vice presidente institucional, o prefeito de Ruy Barbosa, José Bonifácio; como vice presidente administrativo o prefeito de Barra do Choça, Oberdan Rocha; 1º secretário o prefeito de Mutuípe, Luis Carlos Cardoso;  2º secretário, prefeito de Coribe, Manoel Rocha;  1º tesoureiro o prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt, e 2º tesoureiro, o prefeito de Juazeiro, Isaac Cavalcante de Carvalho.
A chapa de Cardoso tem como o vice-presidente institucional, prefeito, João Hipólito Rodrigues Filho, de Abaíra; vice-presidente administrativo, prefeito, Márcio Paiva, de Lauro de Freitas; primeiro secretário, prefeito, Antônio Armando do município de Conceição do Almeida; segundo secretário, prefeita, Maria das Graças Trindade Leal, de Araçás; primeiro tesoureiro, prefeito Eduardo José de Macêdo Júnior de São Félix; segundo tesoureiro, prefeito Fernando Almeida de Oliveira de Entre Rios.

Do Jequié Repórter

1 comentários:

cassiareuter@yahoo.com.br disse...

BACTÉRIA NA UPB

Com todo respeito à prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), que esta abrindo um precedente gravíssimo em sua tentativa de reeleição frente à União dos Municípios da Bahia (UPB). Desde sua fundação, em 13 de agosto de 1964, essa prática não é adotada pelos ex-presidentes, em respeito ao rodízio de prefeitos e municípios frente à entidade. Um bom exemplo, foi a postura adotada pelo ex-presidente Luiz Caetano (PT) que mesmo tendo a maioria dos prefeitos ao seu lado, foi democrático e apoiou a atual Presidente em janeiro de 2013.
Os Prefeitos da Bahia devem ficar alertas, pois não podem deixar que uma reeleição feche as portas futuramente de 416 municípios e prefeitos, em detrimento a apenas 1(uma) que queira continuar no comando da entidade, prejudicando o rodízio histórico, que sempre possibilitou que o maior número de gestores possam ter a oportunidade de presidir a UPB.
Por esse critério, na outra eleição apoiei abertamente a atual presidente Quitéria, pela atitude de renovação do então presidente Caetano. Esse é um dos motivos que declaro o meu apoio à candidatura de Ricardo Machado, que além de trabalhar pelo municipalismo e dar assistência jurídica aos ex-prefeitos, também quer incluir no Estatuto da UPB, a proibição da reeleição.
Assim como uma bactéria, essa doença da reeleição, deve ser combatida, pois fere os princípios democráticos, ainda que seja legal, não é moral e deve ser tratada de forma firme e incisiva para que não contamine, nem prejudique o futuro dessa respeitável entidade.
Salvador, 08 de janeiro de 2015
Rogério Tadeu da Luz
Presidente do PRTB – BA

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: