segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Governador da Bahia e Prefeito inauguram obras em Planaltino

No dia 24 de janeiro o governador da Bahia, Rui Costa e comitiva foram recepcionados pelo prefeito de Planaltino Carlinhos de Merelo e vereadores para as primeiras inaugurações do ano. De helicóptero o governador seguiu direto para o distrito de Nova Itaípe, para dar por inaugurado o sistema de abastecimento de água que chegou na hora certa para beneficiar, além da própria Nova Itaípe, as regiões do Caboclo, Santo André e Lajedinho. Diante do problema de falta de água que acontece em quase todo país, a chegada do liquido veio como um dos maiores presentes que as comunidades poderiam receber logo nos primeiros dias do ano, onde sem palavras, mas sim com uma fisionomia alegre de cada um, os agradecimentos foram dirigidos aos chefes do executivo municipal e estadual. Também nesse mesmo dia foi inaugurado um Centro de Comercialização de Animais, que é um parque com currais bem divididos, para atender a principal cultura do homem do campo, que é vender, comprar e trocar animais. Este Centro de Comercialização de Animais homenageia o Ex-prefeito Celino José Fontes, que não mais faz parte deste mundo, mas como prefeito deixou a sua marca no município.
Na sede do município o governador Rui Costa, antes de subir ao palanque, esteve visitando obras importantes na cidade, dentre elas uma creche de grande porte, constatando que os recursos que chegam são bem aplicados. No palanque muitos políticos que foram eleitos com o voto de moradores de Planaltino falaram em tom de agradecimento, mas firmaram ali compromissos com a população. O prefeito falou sobre trabalho, afirmando que quando um político ganha uma eleição ele tem que assumir o seu cargo e não sumir da vista do povo como acontece muito. Falou do que a prefeitura com a administração Trabalhando Para o Povo já desenvolveu até agora, assegurando que o ritmo vai ser forte até o ultimo dia do seu governo. Ainda na fala do chefe do executivo municipal, ele, olhando nos olhos do governador Rui Costa, dirigiu diante do povo, palavras de pedido de socorro para melhorar a condição do atendimento da saúde do município, “pois numa pesquisa que foi feita aqui governador, 60% da população disseram que a Saúde do município tem que melhorar. Por isso é que agora aqui em palanque lhe convido para fazermos um pacto para melhorar a qualidade da nossa Saúde, quem sabe podemos pensar na construção do nosso hospital”. Nessa hora o prefeito estendeu a mão ao governador e o mesmo retribuiu com um aperto de mão, sinalizando assim que algo ia ser feito, mas a certeza mesmo só no papel. O prefeito lembrou que a despesa para transportar pacientes para Salvador é grande, e numa matemática rápida ele apresentou um gasto de 17 mil reais por mês só de diárias e combustíveis. Falou também sobre o que já foi feito em Planaltino durante dois anos de administração, apresentando uma quantidade grande de obras de convênios com os governos estadual e federal, mas também com recursos próprios da prefeitura, como calçamento de várias ruas e outras. 
Mantendo o velho e tradicional protocolo, o último a falar foi o governador Rui Costa, onde, depois de saudar a todas e todos, aos vereadores, aos prefeitos de várias regiões, falou de compromisso, destacando a questão água, mas priorizou e falou de forma mais dura na melhoria na Educação e Saúde de toda a Bahia. Sobre o pedido do prefeito Carlinhos, Costa orientou que construir hospital não quer dizer melhorar a saúde do município, pelo fato de um município pequeno não ter condições de manter um hospital em funcionamento perfeito e vai terminar voltando ao mesmo problema. Orientou que transforme a Saúde do município numa UPA  (Unidade de Pronto Atendimento) com atendimento 24 horas. Disse que vai regionalizar a Saúde da Bahia, onde os hospitais de Jaguaquara, Jequié e Ipiau terão as suas bases aumentadas para adquirir condições de atender à toda região, para não mais haver a necessidade de transportar gente para os hospitais da capital, porque além da distância, ainda tem o fator despesas para os municípios.
Ao Café com Leite o prefeito falou sobre a satisfação de ter recebido a visita do governador Rui Costa logo no primeiro mês do seu mandato de Governador, principalmente por ter vindo inaugurar uma obra de tamanha importância, que foi o Sistema de Abastecimento de Água de Nova Itaípe.

Informações e foto: Jornal Café com Leite

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: