quinta-feira, 26 de março de 2015

Militares dos EUA violaron com impunidade a 54 menores colombianas

Os soldados e empreiteiros militares nos Estados Unidos violaram pelo menos 54 menores colombianos, entre 2003 e 2007, apesar de os documentos existentes e provas, nenhum dos agressores foram presos durante estes anos, denunciou a Comissão Histórica do conflito colombiano.
Em um comunicado divulgado quarta-feira, integrado por mediadores do governo colombiano e líderes das Forças Armadas Revolucionárias de Colômbia (FARC-EP), informou que algumas vítimas tinham menos de 15 anos quando elas foram estupradas na sua próprio país por soldados norte-americanos.
De acordo com o relatório, todos esses atos criminosos foram realizados "impunemente, graças a acordos bilaterais e imunidade diplomática para autoridades dos EUA."
Professor da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia e membro da Comissão Histórica, Renan Vega, disse que as alegações semelhantes também foram levantadas pelos defensores organizações de direitos humanos nas Filipinas, Japão e Coréia do Sul, onde EUA teve e continua a ter presença militar.
No início de fevereiro de 2015, a Comissão Histórica do conflito colombiano informou que os Estados Unidos tem apoiado as tropas de conflito armado na Colômbia com dinheiro, equipamentos e guerra, que deixou cerca de 220 mortos e 5,3 milhões de deslocados em mais de 50 anos .

Desde novembro de 2012, Bogotá e as FARC mantêm diálogos para encontrar uma solução para o conflito social e armado neste país.

Fonte: HispanTV

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: