segunda-feira, 4 de maio de 2015

Eleitores de Itaquara, Jaguaquara e Irajuba farão cadastramento obrigatório da biometria

Para os municípios de Itaquara, Jaguaquara e Irajuba, o chefe do Cartório da zona Eleitoral de Jaguaquara Tiago Pereira, em entrevista ao Giro Total da Itiruçu FM desta segunda feira (4), informa também que já está valendo o recadastramento obrigatório para a biometria. Os eleitores destes municípios deverão se dirigir com documentos pessoais e comprovantes de residente de validade no mínimo de um ano a três meses e comprovando a autenticidade. Ou seja, quem não tiver comprovante da própria residência terá que provar mediante documento como certidão de nascimento em caso da casa ser do pai, certidão de casamento, se morar na casa do sogro, ou comprovante do contrato de aluguel, caso resida em moradia de aluguel.
A biometria consiste na coleta de dados como impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada. Para tanto, é imprescindível que o eleitor apresente documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado.
O procedimento é feito através de uma "revisão do eleitorado", instrumento que torna obrigatório o comparecimento de todos os eleitores do município, momento em que ocorrerá uma revisão/atualização do seu cadastro, seja dos dados pessoais, do endereço etc. Quem não comparecer, terá o título cancelado.
O recadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm o voto facultado: os analfabetos, os eleitores entre 16 e 18 anos e os eleitores com mais de 70 anos que possuem título de eleitor. Estes também serão cancelados caso não compareçam ao posto de atendimento.
Durante os trabalhos, são capturadas as impressões digitais dos dedos das mãos do eleitor, colhida sua assinatura e foto, além de ser emitido um novo título eleitoral (em regra o número da inscrição permanece o mesmo).

Na votação com procedimento de identificação biométrica, o eleitor passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica, não sendo mais obrigatório assinar o Caderno de Votação.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: