segunda-feira, 4 de maio de 2015

Se você teve seu título cancelado, saiba o que fazer

Que finalizou o prazo para quitar pendencias com a justiça eleitoral nesta última segunda (4/5/15), já não é novidade, mas que para muitos que teve seu titulo cancelado ainda tem como regularizar a situação. Para isso, você que não votou nos últimos três pleitos e teve seu título cancelado poderá ir até o cartório eleitoral de sua zona e regulamentar a situação no prazo de um ano, ou seja até maio de 2016. A afirmação foi feita ao pelo chefe do Cartório Eleitoral de Jaguaquara, Tiago Pereira, em entrevista ao Giro Total da Itiruçu FM desta segunda.
Veja abaixo o que fazer se você teve o título cancelado:
*Comparecer a um cartório eleitoral, apresentar um documento de identificação, um comprovante de residência e preencher a formalização de RAE (Requerimento de Alistamento Eleitoral).
*Pagar multa estipulada pelo juiz por turno faltante. Cada turno é considerado uma eleição.
*Aguardar até o reinício das atualizações de cadastro do banco de dados da Justiça Eleitoral. Só a partir desta data é que a situação estará regularizada.
O eleitor que não regularizou sua situação comparecendo ao cartório eleitoral, além de não poder votar na próxima eleição, tem de enfrentar uma série de impedimentos e restrições como tirar ou renovar o passaporte, fazer matrícula em instituição pública, tomar empréstimo em bancos públicos ou tomar posse após participar de concurso público.

O título eleitoral também costuma ser exigido em algumas situações: pelo empregador, no momento da contratação; para tirar CPF e recadastramento de contribuintes isentos (pela internet); para fazer matrícula em colégios ou faculdades, entre outras.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: