terça-feira, 21 de julho de 2015

Banco dos BRICS inicia atividade na China












O Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS (NBD) iniciou oficialmente a sua atividade na maior cidade chinesa, Xangai, nesta terça-feira (21).
A cerimônia oficial de abertura do banco contou com a participação do primeiro chefe do NBD, Kundapur Vaman Kamath, do prefeito da cidade, Yang Xiong, bem como de representantes dos países-membros do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

O ministro das Finanças da China, Lou Jiwei, comentou no site do ministério a abertura da nova instituição:

Durante a coletiva de imprensa, o ministro chinês sugeriu que o NBD coopere com o Banco Asiático de Investimentos em Infraestrutura (AIIB).

Atualmente o mundo econômico obedece às leis do sistema Bretton Woods, criado em 1944 nos EUA como resultado das conferências nas quais foi discutida a então ordem monetária mundial. Como resultado, foi definido o sistema de regras, instituições e procedimentos para regular a política econômica internacional, e o dólar norte-americano tornou-se equivalente ao ouro na economia mundial.

Lembramos que o acordo de criação do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS, com o capital inicial de US$100 bilhões foi assinado pelos Estados-membros do BRICS durante a sexta cúpula do grupo em Fortaleza, Brasil, em julho de 2014. O banco foi oficialmente lançado este mês durante a última cúpula do grupo na cidade russa de Ufá.
O AIIB é uma instituição financial proposta por China para investir em projetos da infraestrutura na região de Ásia-Pacífico. O banco atualmente conta com 57 prováveis membros fundadores, inclusive a Rússia. O projeto de criação do banco foi ratificado em outubro de 2014.


Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150721/1626898.html#ixzz3gYfyvJjh

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: