terça-feira, 4 de agosto de 2015

Itiruçu: Câmara de vereadores aprova "Bolsa Família Municipal"

A Câmara de Vereadores de Itiruçu aprovou na noite desta terça feira (4), na volta do recesso, uma espécie de Bolsa Família local. O Projeto de Lei aprovado em regime de urgência, nas vésperas de um ano eleitoral rendeu calorosos debates na sessão.

Com placar de 6x1, o projeto foi aprovado com apenas o voto contrário de Alexandre, que justificou sua decisão contrária, por acreditar ser o programa seria usado para tentar reeleger o alcaide.  Os demais que votaram a favor argumentaram que vira na ideia uma forma de ajudar as pessoas mais carentes da cidade. O vereador Junior um dos que aprovou apesar das críticas a maneira como foi conduzido o processo de urgência, disse não acreditar que o projeto será usado de fato com boa intenção.

Ele disse ainda que faltou palavra dos colegas, pois foi combinado que o projeto não seria votado com urgência, isso através de uma reunião junto dos opositores. Junior disse ainda que houve uma manobra e Nilman faltou a sessão.

Robson Mauro (DEM) disse que isso é coisa eleitoreira, que por ser presidente não votou no projeto, questionou, “por que não fez em 2013?”.

A oposição ainda tentou derrubar a questão da urgencia, mais inferiorizada em números não logrou exito. 

O Bolsa Família de Itiruçu é uma espécie de cópia do Bolsa Família Federal, e concederá auxilio de 50 reais a famílias com adicional de mais 10 reais para cada menor de 16 anos por família contemplada. A quantidade de famílias a ser beneficiada ficará a cargo da decisão do prefeito. A fiscalização ficará por conta de indicados pelo próprio prefeito que deverá ser da Assistência Social, da Saúde e da Secretária de Educação.

O questionamento é: se já existe um programa da mesma natureza a nível federal, com milhares de beneficiários na cidade, não seria mais fácil adequar estas famílias a este programa federal? Uma vez que o município reclama tanto da falta de dinheiro.

O Programa Municipal de Amparo Social – Pró Amparo terá a coordenação da Assistência Social e terá como objetivo prestar Assistência Social a pessoa em extrema pobreza e que possuir renda inferior de R$ 200 e não tenha Bolsa Família. O pagamento será por uma instituição bancaria a ser definida e com cartão magnético.
O Programa Municipal de Amparo Social nasceu de uma indicação dos próprios vereadores da oposição.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: