quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Governos federal e estadual instalam estação de meteorologia em Itiruçu

Os governos do estado e federal contemplou Itiruçu, entre outros mais 212 municípios baianos com unidades da rede de monitoramento de dados pluviométricos, conhecida com estação meteorológica. As estações estão sendo colocadas com o intuito de coletar dados hidrológicos, agrometeorológicos, agronômicos, umidade e temperatura do solo, e geotécnicos, dentre outras informações. Esses dados são destinados a orientar os pequenos, médios e agricultores familiares da região semiárida na tomada de decisões com relação ao desenvolvimento das etapas da atividade agrícola, compreendida desde a preparação do solo para a semeadura, até a colheita, o armazenamento e o transporte de produtos. Essa ação é fruto da parceria firmada entre governo da Bahia, através da Secretaria da Agricultura do Estado e governo Federal, por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

A implantação de estações meteorológicas no Estado é fruto do trabalho conjunto entre governo do Estado, através da Seagri, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e Casa Civil, e governo Federal, por meio dos ministérios de Agricultura//Instituto Nacional de Meteorologia (MAPA/INMET), e de Ciência, Tecnologia e Inovação/Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (MCTI/CEMADEN).

As 213 estações automáticas também denominadas de Plataformas de Coleta de Dados (PCD’s), serão instaladas em municípios do semiárido baiano. Desse total, 34 são do tipo PCDAgros (que fazem medições de precipitação pluviométrica, temperatura e umidade do ar, temperatura e umidade do solo, velocidade e direção dos ventos, radiação solar global e saldo de radiação) e 179 do tipo PCDAqua (que fazem medições de precipitação pluviométrica e umidade do solo). Itiruçu foi contemplado com o modelo PCDAgros, e a unidade foi instalada nesta quinta feira (17) no povoado da Várzea, região de Luiz Caetano. Além de Itiruçu e Jaguaquara, municípios como Lajedo do Tabocal, Lafaiete Coutinho, Maracás, entre outros também estão na lista.
Foto públicada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itiruçu


 Foto1-Inlustrativa

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: