quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Italiana fala sobre memórias da Itália e imigração a Itiruçu na década de 50

Italianos: Anna, Atílio e Maria (Fotos Ed Santos)
Nossa reportagem conversou com a imigrante italiana, Anna D’emídio Di Girolamo, que veio para o Brasil com 18 anos de idade no inicio da década de 50 do século passado.  A entrevista aconteceu na manhã da última terça-feira 1º de setembro de 2015, após ato cívico em frente à prefeitura de Itiruçu em homenagem ao aniversario de emancipação política de Itiruçu e a reinauguração do Memorial aos Italianos localizados na Casa da Cultura na Praça Vivaldo Bastos, onde estão expostos equipamentos agrícolas, fotos e utensílios oriundos da época da chegada dos imigrantes da Itália em Itiruçu no final da década de 40 inicio da década de 50.
O momento foi de descontração e de recordações, pois foram apresentadas várias canções folclóricas italianas.
Simone (Chefe da Casa da Cultura), Maria, Drª Rita (Prefeita), Anna e Atílio
Anna D’emídio Di Girolamo, tem memoria viva da Itália daquela época e inclusive da II Guerra Mundial, fato que ela vivenciou na sua região natal de Pescara. Ela contou que as bombas caiam dos aviões fazendo a terra tremer e aviões disparavam rajadas de metralhadoras sobre pessoas ou animais. A mesma conta também que a região foi alvo de disputa pelos invasores alemães, ingleses e americanos. Como sua família morava na zona rural houve menos impacto da guerra do que os que moravam na cidade e a família de Anna dava apoio humanitário aos fugitivos e sobreviventes dos combates.

Ao chegar ao Brasil, a italiana conta que enfrentou muitas dificuldades tanto na comida, como no local onde viver, pois tiveram que morar no mato, nos lotes doados pelo governo. Anna contou ainda que muitos italianos recusaram-se a comer a farinha de mandioca pois pensava ser pó de serra, sendo necessário que o cônsul da Itália os explicasse que se tratava de um dos alimentos consumidos no Brasil. Ela faz questão de preservar a lingua italiana bem como recitar uma prosa de Gabriele D'Annunzio (1863 a 1938), um dos poetas de Pescara e influente na política local italiana da época.

Ouça a entrevista: 


0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: