quinta-feira, 22 de outubro de 2015

IOEB: Itiruçu na 18ª posição entre 20 municipios do Vale. Veja a situação de outras localidades


Dados do IOEB não são nada agradáveis para Itiruçu e vários municípios da região. De acordo com o divulgado pelo Instituto de Oportunidades da Educação Básica (IOEB), entre os 20 municípios do Vale do Jiquiriçá, Itiruçu ficou na 18ª posição com média 3,3 ficando apenas na frente de Santa Inês com 3,2 e Milagres com 2,9. Os melhores do ranque no Vale do Jiquiriçá foram: Elisio Medrado com 4,1; Lafaiete Coutinho com 4,0 e Brejões também com 4,0. Outros municípios da região com Jaguaquara por exemplo ficou na 8ª posição com 3,7;  Maracás em 7º com 3,8; Lajedo do Tabocal na 14ª posição com 3,5 e Itaquara na 15ª com 3,4 pontos. A nível de Brasil entre os Itiruçu por exemplo ficou na posição de numero 4.867 entre os pouco mais de 5.570 municípios.

O índice IOEB pode variar de 0 a 10 e mostra a qualidade das oportunidades educacionais no município e engloba todas as redes educacionais do município e contempla todas as crianças e adolescentes em idade escolar, incluindo também quem está fora da escola e não deveria estar. Os dados são referentes ao ano de 2014.

Entre os índices que derrubam Itiruçu neste ranque de Oportunidades da Educação Básica estão a proporção de diretores com pelo menos 3 ou 6 anos de experiência na escola, cuja notas foram 0,0. Houve dados em que o município apareceu melhor tais como na taxa de atendimento na educação infantil (0 a 6 anos) onde obteve nota 4,4, inclusive superior as do Brasil (4,1) e Bahia (4,0) e na proporção de docentes com pelo menos o ensino superior completo com nota 4,5 neste caso sendo superado pela Bahia e pelo Brasil com notas 6,2 e 8,5 respectivamente.

Na Bahia os três municípios com melhores resultados são: Malhada de Pedras, Mirante e Jacaraci. Cidades como Salavador, Feira de Santana e Jequié não estão entre as melhores. A posição do estado no ranking não é boa e ocupa a 25ª posição com média de 3,6. Já entre as capitais Salvador fica na penúltima posição com média de 3,6.


No Brasil, os três melhores municípios estão no Ceará: Sobral 1º lugar com média de 6,1; Groaíras 2º lugar com média de 5,9 e Porteiras, 3º com também 5,9. Entre os estados São Paulo se destaca com nota de 5,1, seguido por Minas Gerais com 5,0 e Santa Catarina com 5,0. Do Nordeste a melhor média é do Ceará com na 5ª posição com média de 4,6. A média do Brasil é de 4,5.

Matéria: Ed Santos. Informações e dados: http://www.ioeb.org.br/

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: