quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Condutores reclamam de animais soltos na BA 250 entre Itiruçu e Entroncamento de Jaguaquara


A BA-250, que liga o Entroncamento de Jaguaquara a Maracás, mas especificamente no trecho da BR 116 a Itiruçu, tem se notado a presença de muitos animais. Com isso, os motoristas precisam estar bem atentos aos obstáculos que surgem no decorrer da rodovia.

Segundo o Diário do Entroncamento, um dos caseiros de uma das fazendas as margens da BA, afirma que faz de tudo para manter os animais presos no pasto, mas confessou que um ou outro acaba fugindo e invadindo a pista. “Quando sai a gente vai em cima”, afirmou.

Quem não sofreu algum acidente ocasionado por algum animal na pista, conhece alguém que já passou por essa situação. “Justamente teve o caso com meu amigo. Um burro atravessou na frente e ele chegou a bater o carro. Quase tomba o carro e mata o pessoal que vinha dentro”,  disse o motorista Erlan Leite.

Animal solto na pista é crime e quem responde é o proprietário do animal que pode ser enquadrado no artigo 132 do Código Civil que é expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente.

O proprietário também pode ser enquadrado no artigo 31 do Código Penal, na Lei de Contravenções Penais, quando se fala em “deixar em liberdade, confiar a guarda a pessoa inexperiente ou não guardar com a devida cautela animal perigoso”. Isso significa que independentemente do animal, na pista ele demonstra esse perigo para terceiros e por isso o proprietário responde por crime.

Aconselha-se aos motoristas, quando avistarem um animal na pista, desviar dos animais e jamais buzinar o veículo. Ele deve ultrapassar o animal sempre por trás e lentamente. Além disso, após passar o animal, pisque os faróis para alertar os outros motoristas.

Foto: Diário do Entroncamento

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: