quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Barragem que abastece Itiruçu e Lajedo do Tabocal está colapsando

A situação do manancial que abastece os municípios de Itiruçu e Lajedo do Tabocal está à beira de colapsar. De acordo com dados recentes, a água da represa já diminuiu de 80 a 90% de sua capacidade e em vários pontos só há lama e opera a aproximadamente 4 metros abaixo do nível.

Se não chover de forma intensa, pode se prever que dentro de um futuro próximo a barragem poderá não ter condições de continuar abastecendo. Com isso mais de 20 mil pessoas poderá enfrentar não só o racionamento bem com o desabastecimento total.

A situação desta vez está pior graças ao efeito El Niño que gera chuvas no sul do país e seca com temperaturas elevadas no norte e nordeste do Brasil. No nordeste, com a ausência de matas por conta do bioma, em especial os mais áridos como a caatinga e principalmente a destruição promovida pelo homem num passado recente e ainda atual, faz com que a situação fique ainda mais crítica. Desde setembro que as temperaturas tem estado acima da média normal que é de 27 a 32 graus, passando para uma média nunca vista de 31 a 38 graus, isso até este dia 10 de dezembro. Sem contar que quase todos os dias, o céu não tem presença de nuvens o que torna o efeito de evaporação muito mais agudo.

As fotos em redes sociais começam a causar espanto nas pessoas e como não tem previsão de chuvas teme-se que o pior aconteça que é o colapso total.

Mas não podemos culpar só a natureza pela situação, afinal a natureza é a natureza e estava tudo perfeito até que homens pensando no enriquecimento via agropecuária, ignorantes quanto às consequências destruíram todas as matas, outrora parte da mata Atlântica, rica em vegetação, animais e mananciais. Outro fator preocupante é a exploração deste recurso pela Embasa sem ter feito manutenções adequadas, que é outro fator preponderante para o atual.


As autoridades devem demonstrar preocupação com o fato antes que seja tarde e o problema agrave para todos. De imediato deve ser tomado medidas para curto prazo que é manutenção das nascentes e para médio e longo prazo, mas com inicio  eminente, a revitalização das nascentes e da natureza.

Fotos acima são atuais. Esta última é de um mês atrás. É possível ver quanto a água reduziu em um mês.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: