quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Represa que abastece Itiruçu e Lajedo pode colapsar entre 15 a 30 dias, diz fonte

Situação atual
Uma fonte do site Itiruçu Noticias com grande conhecimento no assunto teria trazido uma informação nada positiva a população itiruçuense e de Lajedo do Tabocal. É que barragem que fornece a água que a Embasa vende a população de Itiruçu e Lajedo do Tabocal poderá secar bem mais depressa do que se imagina. Segundo a fonte que pediu para não ser identificada, caso não tenhamos chuvas suficiente nos próximos dias, e as temperaturas continuem elevadas, a reserva de água poderá colapsar de 15 a 30 dias, o que poderia gerar um transtorno muito sem precedentes.

Apesar de a Embasa não se pronunciar, mas a recomendação é que a população deve desde já começar a economizar e racionar a água. Segundo os institutos de meteorologias não há índices de chuvas significantes para os próximos dias. Se houver o colapso será a primeira vez que o dito reservatório que já reduziu mais de 3 metros abaixo do nível chega a este ponto.  
Situação a uma semana atrás
Segundo informações, o presidente da Assembleia Marcelo Nilo, teria realizado um encontro entre o presidente da Embasa Rogério Cedraz e o Prefeito Wagner para tratar do assunto. Também participara do encontro os vereadores Paulo Ézio (PSB), e Val Caetano (SSD), o ex-prefeito Aílton Cezarino, além do secretário de administração, Josman Almeida. Um grupo de vereadores da oposição (DEM, PT, PcdoB, PtdoB) em companhia do Deputado Jorge Solla (PT) também segundo fomos informados teria marcado um encontro com o Presidente da Embasa para tratar deste assunto, nesta sexta. Do encontro ficou acertado que a Embasa deve executar projetos de captação de águas em outros pontos como a Barragem de Pedra ou o Paraguaçu. Apesar do movimento das autoridades não ser uma má ideia, todavia pode ser tarde dado ao estado em que a represa se encontra e se uma ação não for adotada de forma urgentíssima, o colapso é certo nos próximos dias.

Situação a um mês atrás
Segundo postou em rede social, uma das assessoras do Deputado Jorge Solla, havia um acerto para que todos os políticos de Itiruçu fossem juntos ao encontro com o Presidente da Embasa, mas que o Prefeito Wagner e sua comitiva teria se adiantado e ido a Embasa antes dos demais colegas. O ideal é que nossos políticos esqueçam um pouco a corrida eleitoral e pensem mais no bem estar da população, tratando de buscar unidade de forças para lograr acordos e benefícios para a sociedade.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: