quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Zé Cocá eleito presidente do Consórcio de Saúde regional, delegação de Itiruçu ausente


Sem a presença de ninguém da Prefeitura de Itiruçu, o prefeito de Lafaiete Coutinho, Zenildo Brandão – Zé Cocá foi eleito nesta quarta-feira (23/12) presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde, que representará os Territórios do Vale do Jiquiriçá e do Médio Rio de Contas. A eleição aconteceu no auditório da empresa Terceira Visão, no Centro de Jequié e contou com a presença de prefeitos de municípios dos dois territórios de identidade, além do doutor Fernando Dalto, chefe de gabinete da Secretaria Estadual da Saúde, que representou no ato o secretário Fábio Villas-Boas. 
Os gestores públicos em consenso elegeram a chapa única, por aclamação, tendo como presidente o prefeito de Lafaiete, que já preside o Consórcio dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – CVJ e na condição de vice-presidente foi eleito Railton Oliveira, prefeito de Itagi e presidente do Consórcio dos Municípios do Médio Rio de Contas – CIMURC. Zé Cocá disse que  o projeto das policlínica vai minimizar os problemas de saúde que a população carente enfrenta, se deslocando para Salvador. Para o gestor Lafaietense, através do consórcio haverá atendimento de especialidades médicas em Jequié. Segundo Zé Cocá, uma reunião estatuinte está marcada para o próximo dia (11/01/16) em Jequié, com prefeitos e secretários de saúde, para assinatura do estatuto e que na ocasião os gestores e secretários poderão tirar dúvidas e obter orientações sobre o projeto. O presidente disse ainda que, o Consórcio, buscará regularizar o atendimento de especialidades médicas respeitando o critério de proporcionalidade de acordo com o número de habitantes das cidades.

O consórcio será responsável pela gestão regionalizada de serviços, como unidades de pronto atendimento, laboratórios regionais, hospitais municipais e filantrópicos. A meta é construir em Jequié uma policlínica com  especialidades e adquirir equipamentos como tomógrafos, ressonância magnética, para rastreamento de câncer de mama, e vários outros. A expectativa do governo do Estado é iniciar as obras em no início do próximo ano. A proposta é de que o Estado seja o responsável pela construção e aquisição dos equipamentos da unidade, além de financiar até 40% da manutenção. Os municípios custeariam o restante. O investimento estimado na policlínica é de R$ 10 milhões, para construção e aquisição de equipamentos. Para a manutenção, o custo deve girar em torno de R$ 700 mil por mês. Além da maior eficiência no atendimento e qualidade dos serviços de saúde, o rateio dos 60% restantes entre os municípios que aderiram ao consórcio. Segundo Zé Cocá, Jequié foi escolhida cidade sede em decorrência da estrutura já existente e de sua localização geográfica. Ficou definida também que, uma área da antiga Escola Profissional do Menor, no bairro Mandacaru, sediará a futura construção das instalações próprias da policlínica.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: