sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Itiruçu: Prefeitura deverá demolir Vila Junina

Vila Tiririca inaugurada em 2011
Sob a alegação de que falta espaço de recreação para escolas e que o local virou ponto de uso de drogas, a Prefeitura de Itiruçu deverá demolir nos próximos dias, a Vila Junina. 

Reisados
Localizada num espaço entre um conglomerado de escolas, a Vila Tiririca (nome antigo de Itiruçu) foi inaugurada no dia 20 de Junho de 2011 na gestão do ex-prefeito Carlo Martinelli (PT), com intuito de abrigar festas menores como a Vila Junina e a Natalina. O local também já foi usado para outras manifestações culturais e até feira de saúde. A vila inclusive chegou a ser usada na atual gestão de Wagner Novaes (PSDB) em festas juninas. Apesar da atual gestão tê-la usado para promover eventos, sempre se ouvia opiniões favoráveis ao fim da vila. 
Quadrilhas infantil
Desta feita, segundo destacou o próprio Secretário de Educação Manoel Missias no programa Giro Total da Itiruçu FM, o local será reacoplado ao conglomerado educacional. Questionado se não seria melhor consultar a população, o secretário foi enfático em dizer que enfrentará mais esta luta, assim como foi na nucleação, mas que a vila sim será desfeita e se tornará um espaço recreativo para as escolas.
Com isso as replica de casinhas tradicionais da zona rural, replica da Igreja, casa de farinha, etc. deverão serem demolidos para que o espaço fique vazio como antes, de maneira a deixar que as escolas modifiquem seu gosto. 
Réplica de Casa de Farinha
A Vila que já serviu de amostra da cultura e da história do município estava abandonada e sofria com a ação de vândalos, e a atual gestão achou melhor não recuperá-la, mas destruí-la e devolver o espaço as escolas. A Prefeitura de Itiruçu, todavia não se comprometeu a construir outro espaço cultural. 
Quadrilhas de adultos
Por hora, apenas o ex-assessor de comunicação Ezequiel Borges se manifestou contra o fim da vila, alegando ser um espaço que deveria ser usado para incentivar a cultura de Itiruçu. Nenhum vereador ou político de oposição ainda não se manifestou sobre o caso.

Vila Junina em 2014
VEJA O VÍDEO DA VILA EM ATIVIDADE APÓS SUA INAUGURAÇÃO EM 2011 (Vídeo: LGR Filmes)



VEJA TAMBÉM OUTROS VÍDEOS:






Nota:O Blog Ed Santos, ao mostrar as imagens e vídeos vem a público afirmar que não o faz por motivos de promover gestões passadas nem de atacar a atual gestão. Apenas defendemos que nosso município rico em manifestações culturais tenha cada vez mais incentivos, que a cultura, a alma de um povo venha ser preservado e alentada. Nós somos a favor de que os poderes convirjam para o bem de todos. Não desejamos discórdias nem ofensas, mas apenas reflexão de como manter o alento da alma do povo itiruçuense, que espontaneamente mostram suas qualidades. Os vídeos e as fotos apenas lembram o momento passado, um espaço que muito em breve poderá ficar apenas na memória dos que viram, para contar aos que não viram e a tecnologia do LGR vídeos que testemunhará da história.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: