segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Será? Prefeita de Jequié e Prefeito de Itiruçu entre os 4 melhores da Bahia

Um site até então desconhecido, gerou muita polêmica na região ao descrever as atuais administrações de Jequié (2º lugar) e Itiruçu (4º lugar) como estando entre as quatro melhores da Bahia. Sem dar detalhes de quais critérios para realizar a avaliação, o site UBD (União Brasileira Divulgação) disse apenas escolha foi com a finalidade de divulgar através de pesquisas interativas de Gestão Pública, destacando as melhores administrações municipais do Brasil, nas esferas de educação, serviços sociais, infraestrutura e saúde. Todavia, o site não diz quais foram os métodos, de quando a quando a pesquisa foi realizada e ainda quantas pessoas foram ouvidas para divulgar tais colocações. O que chamam a atenção, é que nem o prefeito de Itiruçu, o senhor Wagner Novaes (PSDB) e nem a prefeita de Jequié Drª Tânia Britto vive bons momentos de popularidade em seus respectivos municípios. Isso é notório pelo demonstrativo de descontentamento popular nas ruas. Com um agravante maior para a prefeita de Jequié que ainda enfrenta um processo de impedimento e já teria sido afastada do cargo pela justiça, para a qual ela voltou após uma liminar. 

A lista que também não traz a porcentagem ainda afirma entre os quatro melhores também estão o Prefeito de Camaçari, Ademar Delgado das Chagas e de Caetité José Barreira de Alencar Filho. Na 14ª posição aparece o prefeito de Lafaiete Coutinho, Adalicio Almeida da Silva. Outro ponto que deixou muita gente surpreendida com a tal pesquisa, foi o fato do Prefeito de Salvado ACM Neto, apontado como o melhor do Brasil por outra empresa de pesquisa, nem aparecer na lista. O presidente do Consorcio do Vale do Jiquiriçá, o prefeito de Lafaiete Coutinho, o Zenildo Brandão, popular Zé Cocá que tem se destacado na região pela sua forma de gerir o seu município também não aparece. (Veja a lista aqui: http://www.ubd.com.br/). A UBD, já foi alvo de criticas por premiar prefeito sem levar em consideração muitos critérios, segundo matéria do site http://www.rdnews.com.br/blog-do-romilson/conteudo/premio-para-100-prefeitos-causa-duvidas-devido-a-credibilidade/32431
A 2ª melhor gestora da lista sofre protestos de moradores pedindo seu afastamento em Jequié
De acordo com o site, o fato é que os prefeitos vão gastar seu tempo e dinheiro com uma premiação que causa dúvidas quanto a sua credibilidade. Primeiro pelo fato dos 100 escolhidos não serem necessariamente os 100 melhores. De acordo com o organizador do evento, Fernando Melo, para chegar a esse número não foram analisadas as atuações de todos os prefeitos do país e caso um Estado tenha mais gestores competentes que outro nem todos entram na lista. De acordo com o site, em 2012 foram escolhidos apenas cinco de cada Federação, há poucas exceções, como no caso do Acre, que apenas um foi classificado, e de São Paulo, com 6. Na época, o referido site disse que a prefeitura de Itiquira (MT) palco de muitas polêmicas, o prefeito Ernane José Sander (PSDB), o Nani, que chegou a ser afastado pela Justiça Eleitoral, mas retomou a cadeira depois de 60 dias, obteve a quarta posição. Ao questionar o organizador do site, não disse sobre essa rejeição e como o município foi parar em quarto lugar, mas um trecho da resposta foi surpreendente: “Ele disse que tiraria o nome da cidade da classificação, só precisava apenas confirmar se ele realmente obtinha tamanha rejeição.”

Para o site Matogrossense, a UBD disse em 2012, que ligava para a população de forma aleatória e pergunta o que o morador pensa sobre o sistema de saúde, educação, merenda escolar, infraestrutura e a qualidade dos serviços municipais. Ao todo, dos mais de 5 mil municípios brasileiros, apenas 1.320 foram consultados. Na cerimônia de premiação é entregue aos prefeitos uma medalha e um Certificado de Qualidade Total ISSO 9001.

Houve denuncias também de que até um prefeito cassado entrou na lista, em uma das vezes que saiu a lista. Se a pesquisa é verdadeira ou não, que diga o povo!

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: