segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Mantida eleição para Presidente do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Itiruçu

Depois de muita polêmica, e pedido de impugnação de ambas as chapas, na tarde desta segunda feira (1/2), a comissão eleitoral que rege o pleito para a escolha ou manutenção no cargo do novo Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itiruçu, teve um desfecho com decisão favorável as duas chapas.

Desta forma está mantida para o próximo dia 4 de Fevereiro, esta quinta feira, as eleições que terá como concorrentes na Chapa 01 com o slogan “A Luta Continua”, encabeçado pelo atual presidente a mais de 30 anos no poder, o senhor João Andrade. Já a Chapa 02, com o slogan “Renovar é Preciso” tem na disputa uma mulher, trata-se da agricultora Tatiana Oliveira Rosendo, residente no povoado da Vila Geraldo Cerqueira –Feto. João Andrade representa aqueles que estão contentes com a atual situação do STR de Itiruçu, já Tatiana Rosendo representa aqueles que querem mudanças.

A Chapa 01 pediu a impugnação da 02 alegando que as pendencias dos componentes da chapa, inclusive a de Tatiana foram quitadas fora do prazo de um mês. Fato contestado pelo coordenador da Chapa 02, o vereador João Mota (Nino), que disse que esta questão não estava no edital, apesar de estar no estatuto, e que o próprio João Andrade só teria quitado também no dia 18, quando é quitado através de desconto em salário, as respectivas mensalidades de aposentados.

Já a chapa 2 pediu a impugnação da 1 alegando que o candidato a reeleição João Andrade, exerce suas atividade rurais em Jaguaquara e nada consta em Itiruçu e que vai de encontro ao estatuto no artigo 41. Outro ponto também é que segundo os opositores, João Andrade, já está há mais de dois mandatos no cargo, o que é vedado pela constituição Federal no artigo 14 paragrafo 5º. A oposição ainda vê a pratica de nepotismo, já que o presidente tem sua tesoureira que é sua cunhada, como parente de 2º grau; e ainda alega fraude já que consta que dois membros da chapa quitaram mensalidades atrasadas em um dia de domingo quando o sindicato está fechado.

Segundo informações, ambos os pedidos de impugnação foram rejeitados pela comissão eleitoral.

A eleição está programada para o próximo dia 4 de Fevereiro das 8 às 17 horas, podendo ser encerrada antes caso vote todos os inscritos.  De acordo com o edital, as urnas ficarão fixadas na Sede do Sindicato em Itiruçu, na Rua Américo Silva, no distrito de Upabuçu, na escola Augusto Ribeiro e nas Várzeas na escola José Bomfim dos Santos.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: